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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32388
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Farias, Iara Rosa | - |
dc.contributor.author | Santana, Shirlene Silva de | - |
dc.creator | Santana, Shirlene Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-10T11:24:07Z | - |
dc.date.available | 2020-11-10T11:24:07Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
dc.date.submitted | 2008 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32388 | - |
dc.description.abstract | O objeto de estudos desta monografia é a linguagem escrita. Optou-se por tal objeto em função da sua relevância e da sua complexidade. Relevância em virtude do peso sóciocultural que a escrita possui em nossa sociedade, visto que por meio dela é possível desde obter informações até o desenvolvimento de pesquisas, bem como se inserir no mercado de trabalho, apenas para citar alguns fatores. Complexo porque se trata de um “objeto” constituído e construído no decorrer da história da humanidade. Tratar da escrita é também observar e refletir sobre as conquistas da humanidade para expressar sentimentos, idéias, situações, opiniões, vivências e, também, comunicá-los. Nesta monografia, será observado que nem sempre expressão e comunicação caminharam lado a lado. Além disso, a escrita alfabética, tal como a conhecemos nos dias atuais, e o Português brasileiro escrito pertence a esse tipo, é uma construção histórica que percorreu séculos até ter a feição que conhecemos. Para isso, o homem interagiu com o meio a sua volta e desenvolveu-se cognitivamente. As relações entre as culturas antigas, tal como Fenícia, Egípcia e Grega, influenciaram, muito o desenvolvimento da escrita e do alfabeto. Mas, a escrita também é tema de interesse para os alfabetizadores e alfabetizandos. Por essa razão, além da história da escrita, trazemos as contribuições das pesquisas do construtivismo, cotejando a construção da escrita pela humanidade com a construção da escrita pela criança. Não se faz neste trabalho uma homologação simplista, busca-se entender as fases da aquisição da escrita por meio da história da escrita. Por fim, após as discussões sobre a construção da escrita na criança, apresenta-se a reflexão final sobre o ato de alfabetizar e do processo de ser alfabetizado, e o que se espera do alfabetizador frente à escrita, objeto tão sedutor. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História da escrita | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da escrita | pt_BR |
dc.subject | Construtivismo | pt_BR |
dc.title | A construção da escrita: quando a história se repete | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Farias, Iara Rosa | - |
dc.contributor.referees | Silva, Cleverson Suzart | - |
dc.contributor.referees | Gurgel, Paulo Roberto Holanda | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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