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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFarias, Iara Rosa-
dc.contributor.authorSantana, Shirlene Silva de-
dc.creatorSantana, Shirlene Silva de-
dc.date.accessioned2020-11-10T11:24:07Z-
dc.date.available2020-11-10T11:24:07Z-
dc.date.issued2020-11-10-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32388-
dc.description.abstractO objeto de estudos desta monografia é a linguagem escrita. Optou-se por tal objeto em função da sua relevância e da sua complexidade. Relevância em virtude do peso sóciocultural que a escrita possui em nossa sociedade, visto que por meio dela é possível desde obter informações até o desenvolvimento de pesquisas, bem como se inserir no mercado de trabalho, apenas para citar alguns fatores. Complexo porque se trata de um “objeto” constituído e construído no decorrer da história da humanidade. Tratar da escrita é também observar e refletir sobre as conquistas da humanidade para expressar sentimentos, idéias, situações, opiniões, vivências e, também, comunicá-los. Nesta monografia, será observado que nem sempre expressão e comunicação caminharam lado a lado. Além disso, a escrita alfabética, tal como a conhecemos nos dias atuais, e o Português brasileiro escrito pertence a esse tipo, é uma construção histórica que percorreu séculos até ter a feição que conhecemos. Para isso, o homem interagiu com o meio a sua volta e desenvolveu-se cognitivamente. As relações entre as culturas antigas, tal como Fenícia, Egípcia e Grega, influenciaram, muito o desenvolvimento da escrita e do alfabeto. Mas, a escrita também é tema de interesse para os alfabetizadores e alfabetizandos. Por essa razão, além da história da escrita, trazemos as contribuições das pesquisas do construtivismo, cotejando a construção da escrita pela humanidade com a construção da escrita pela criança. Não se faz neste trabalho uma homologação simplista, busca-se entender as fases da aquisição da escrita por meio da história da escrita. Por fim, após as discussões sobre a construção da escrita na criança, apresenta-se a reflexão final sobre o ato de alfabetizar e do processo de ser alfabetizado, e o que se espera do alfabetizador frente à escrita, objeto tão sedutor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da escritapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAquisição da escritapt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.titleA construção da escrita: quando a história se repetept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesFarias, Iara Rosa-
dc.contributor.refereesSilva, Cleverson Suzart-
dc.contributor.refereesGurgel, Paulo Roberto Holanda-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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