Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32036
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Experiências acontecimentais e docência : atos de currículo instituídos pelos acontecimentos na educação profissional integrada.
Autor : Cunha, Leiany Liria Queiroz
metadata.dc.creator: Cunha, Leiany Liria Queiroz
Resumen : Esta pesquisa está inserida nos debates sobre o campo Currículoformação compreendido aqui como projeto de sociedade através do qual saberes eleitos como formacionais são dinamizados pelos atos de currículo dos/as atores/atrizes curriculantes. Sendo assim, a sala de aula, como espaço de encontro das diferenças, muitas vezes, desestabiliza a continuidade temporal desses/as protagonistas, principalmente das pessoas professoras, provocando deslocamentos aqui compreendidos como acontecimentos que se apresentam impositivamente, exigindo uma nova maneira de atuar que não estava no script da previsibilidade. Este estudo tem como objetivo compreender as imbricações entre as experiências formacionais docentes e seus atos de currículo instituídos pelos acontecimentos no cenário da sala de aula, através de um estudo de caso unissingular, por se tratar de pesquisar com as experiências e inspirado na Etnopesquisa Crítica e Implicada. A problematização proposta fomenta o debate dos processos metaformativos como caminhos possíveis para que pessoas professoras instituam implicações políticas de autonomização curricular.
ABSTRACT This research is part of the debates on the Curriculumofformation field understood here as a project of society through which knowledge elected as formative is dynamized by the curriculum acts of the actors / actresses who are curricular. Thus, the classroom, as a space for meeting differences, often destabilizes the temporal continuity of these protagonists, especially teachers, causing displacements here understood as events that present themselves imposingly, requiring a new way of acting that was not in the predictability script. This study aims to understand the imbrications between the teacher formative experiences and their curriculum acts instituted by the events in the classroom scenario, through a unisingular case study, as it is about researching with experiences, and inspired by Critical Ethnopesearch and Implied. The proposed problematization fosters the debate on the meta-formative processes possible ways for teacher people to establish political implications of curriculum autonomy.
Palabras clave : Acontecimento
Experiência
Atos de currículo
Currículos
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
Currículo
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: FACED/UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32036
Fecha de publicación : 14-jul-2020
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VERSÃO FINAL SIGAA.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.