Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32036
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMacedo, Roberto Sidnei-
dc.contributor.authorCunha, Leiany Liria Queiroz-
dc.creatorCunha, Leiany Liria Queiroz-
dc.date.accessioned2020-07-14T12:58:25Z-
dc.date.available2020-07-14T12:58:25Z-
dc.date.issued2020-07-14-
dc.date.submitted2020-03-30-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32036-
dc.description.abstractEsta pesquisa está inserida nos debates sobre o campo Currículoformação compreendido aqui como projeto de sociedade através do qual saberes eleitos como formacionais são dinamizados pelos atos de currículo dos/as atores/atrizes curriculantes. Sendo assim, a sala de aula, como espaço de encontro das diferenças, muitas vezes, desestabiliza a continuidade temporal desses/as protagonistas, principalmente das pessoas professoras, provocando deslocamentos aqui compreendidos como acontecimentos que se apresentam impositivamente, exigindo uma nova maneira de atuar que não estava no script da previsibilidade. Este estudo tem como objetivo compreender as imbricações entre as experiências formacionais docentes e seus atos de currículo instituídos pelos acontecimentos no cenário da sala de aula, através de um estudo de caso unissingular, por se tratar de pesquisar com as experiências e inspirado na Etnopesquisa Crítica e Implicada. A problematização proposta fomenta o debate dos processos metaformativos como caminhos possíveis para que pessoas professoras instituam implicações políticas de autonomização curricular.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This research is part of the debates on the Curriculumofformation field understood here as a project of society through which knowledge elected as formative is dynamized by the curriculum acts of the actors / actresses who are curricular. Thus, the classroom, as a space for meeting differences, often destabilizes the temporal continuity of these protagonists, especially teachers, causing displacements here understood as events that present themselves imposingly, requiring a new way of acting that was not in the predictability script. This study aims to understand the imbrications between the teacher formative experiences and their curriculum acts instituted by the events in the classroom scenario, through a unisingular case study, as it is about researching with experiences, and inspired by Critical Ethnopesearch and Implied. The proposed problematization fosters the debate on the meta-formative processes possible ways for teacher people to establish political implications of curriculum autonomy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcontecimentopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectAtos de currículopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.titleExperiências acontecimentais e docência : atos de currículo instituídos pelos acontecimentos na educação profissional integrada.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesGuerra, Denise Moura-
dc.contributor.refereesPaim, Ana Verena Freitas-
dc.contributor.refereesFontes, Isaura Santana-
dc.contributor.refereesCarmo, Maria Cláudia Silva-
dc.contributor.refereesMacedo, Roberto Sidnei-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programem Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED/UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCurrículopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSÃO FINAL SIGAA.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.