https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28770
Tipo: | Tese |
Título: | Conhecimento Científico Escolar sobre Evo-Devo em Livros Didáticos do Ensino Superior: uma análise à luz da teoria Bernstein |
Autor(es): | Carmo, Kátia de Araújo |
Autor(es): | Carmo, Kátia de Araújo |
Abstract: | A Biologia evolutiva do desenvolvimento, ou Evo-Devo, é um importante campo interdisciplinar que emergiu a partir dos anos 1980 e tem contribuído para a crescente compreensão das mudanças micro- e macroevolutivas. Consequentemente, sua importância frente aos estudos de Biologia Evolutiva fomenta debates sobre as explicações evolutivas. Neste estudo, considerando como problema de pesquisa a possibilidade de existirem diferentes entendimentos possíveis sobre a Evo-Devo, o objetivo foi analisar como a Evo-Devo foi pedagogicamente recontextualizada nos dois livros didáticos do ensino superior disponíveis nesse campo de pesquisa, como contribuição ao conhecimento científico escolar de Biologia Evolutiva no Ensino Superior. Para a realização deste estudo, foi utilizada a análise documental, usando-se, como técnica de análise de conteúdos, a análise categórica. Após a seleção das unidades de registro e unidades de contexto, procedeu-se à categorização das mesmas, e, em seguida, à luz da teoria analítica e sociológica de Bernstein, foi discutida a forma e o método de recontextualização pedagógica, enfocando as dimensões de código, poder, controle, classificação e enquadramento. Os resultados mostram que há pelo menos duas formas de entendimento sobre a Evo-Devo no conhecimento escolar de nível superior, conforme expressas na recontextualização pedagógica levada a cabo na elaboração de cada um dos dois livros didáticos. E os resultados do presente estudo indicam a relevância de considerar diferentes entendimentos da Evo-Devo na elaboração e análise de propostas de incorporação de conhecimentos desse campo no ensino de Evolução. ABSTRACT - Evolutionary Developmental Biology, or Evo-Devo, is an important interdisciplinary field that emerged from the 1980s onwards and has contributed to a growing understanding of micro and macroevolutionary changes. Consequently, its origin for the studies of evolutionary Biology fosters debates on how evolutionary explanations. Evo-Devo was pedagogically recontextualized in the two textbooks of higher education available in the field of research, as the fundamental to the scholarly scientific knowledge of Evolutionary Biology in Higher Education. For the accomplishment of this study, a documentary analysis was performed, using, as a technique of content analysis, a categorical analysis. After selecting the units of record and the units of context, they were categorized, and then, in the light of Bernstein's analytical and sociological theory, was discussed as the method of pedagogical recontextualization, focusing as the key to code, power, control, classification and framing. The results showed that there are at least two forms of understanding about a higher level of knowledge, as expressed in the field of study. And the results of this study are a variant of topics on the results of Evolution-Evolution-Analysis and Analysis of Information Skills of Teaching Evolution Teaching. |
Palavras-chave: | Ensino de Biologia Evolução Evo-Devo Bernstein Conhecimento Científico Escolar |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28770 |
Data do documento: | 7-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGEFHC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
defesafinal.ufba.Kátia_CHARBEL2018 (1).docx | 309,28 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.