Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28605
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJesus, Rosane Meire Vieira de-
dc.contributor.authorLeite, Hosana Maria Nogueira-
dc.creatorLeite, Hosana Maria Nogueira-
dc.date.accessioned2019-02-14T17:54:12Z-
dc.date.available2019-02-14T17:54:12Z-
dc.date.issued2019-02-14-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28605-
dc.description.abstractEste trabalho discute, a partir de análise documental, a proposta curricular da educação integrada do ensino médio integrado ao técnico que é base da educação profissionalizante dos Institutos Federais. Dessa forma aproxima-se do desenho curricular do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, campus Petrolina, para investigar o papel da leitura nesse universo. A partir de entrevistas e questionários identificar o leitor do campus, analisando seu potencial leitor e suas preferências literárias, para, então, compreender de que forma a Literatura participa da formação dos estudantes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, campus Petrolina. A partir dessa compreensão, pode-se delinear possibilidades estratégicas interventivas, através da implementação de um programa de leitura com base na Teoria da Recepção, a fim de que se potencialize a cognição, a criatividade e a imaginação dos estudantes leitores do campus.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This dissertation, based on a qualitative and quantitative approach, firstly reflects, from the analysis of documents, the curricular proposal of integrated secondary education linked with the technician that is the basis of the professional education of the Federal Institutes. This discussion limits itself to what is conjectured about education integrated to what is practiced at the Federal Institute of Sertão Pernambucano, campus Petrolina. Subsequently, it enters the understanding of the relation between the reading, that comes from a universe genuinely propaedeutic, with a curriculum technicalist. Based on oral and written interviews, the potential reader of the campus is measured, the reader's identification and literary preference, in order to finally discover the role of Literature and other readings in this ambivalent space. Based on this perception, it is possible to delineate strategic intervention possibilities through the implementation of an institutional reading program based on the Reception Theory to the reader, in order to enhance the cognition, creativity and imagination of students on campus besides offering through the readings held, a space of dialogue for institutional community.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectInstituto Federalpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEnsino integradopt_BR
dc.subjectInstitutos federais de educação, ciência e tecnologiapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectFederal Institutept_BR
dc.titleEra uma vez uma Instituição Federal de Educação de formação profissional do Sertão Pernambucano... qual o espaço da literatura nessa história?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSales, Márcea Andrade-
dc.contributor.refereesCarvalho, Maria Inez da Silva de Souza-
dc.contributor.refereesFerreira, Maria Jucilene Lima-
dc.contributor.refereesJesus, Rosane Meire Vieira de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional da Educação, Currículo, Linguagem e Inovações Pedagógicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
projeto de intervenção - pós banca - final.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.