https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28605
Tipo: | Dissertação |
Título: | Era uma vez uma Instituição Federal de Educação de formação profissional do Sertão Pernambucano... qual o espaço da literatura nessa história? |
Autor(es): | Leite, Hosana Maria Nogueira |
Autor(es): | Leite, Hosana Maria Nogueira |
Abstract: | Este trabalho discute, a partir de análise documental, a proposta curricular da educação integrada do ensino médio integrado ao técnico que é base da educação profissionalizante dos Institutos Federais. Dessa forma aproxima-se do desenho curricular do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, campus Petrolina, para investigar o papel da leitura nesse universo. A partir de entrevistas e questionários identificar o leitor do campus, analisando seu potencial leitor e suas preferências literárias, para, então, compreender de que forma a Literatura participa da formação dos estudantes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, campus Petrolina. A partir dessa compreensão, pode-se delinear possibilidades estratégicas interventivas, através da implementação de um programa de leitura com base na Teoria da Recepção, a fim de que se potencialize a cognição, a criatividade e a imaginação dos estudantes leitores do campus. ABSTRACT This dissertation, based on a qualitative and quantitative approach, firstly reflects, from the analysis of documents, the curricular proposal of integrated secondary education linked with the technician that is the basis of the professional education of the Federal Institutes. This discussion limits itself to what is conjectured about education integrated to what is practiced at the Federal Institute of Sertão Pernambucano, campus Petrolina. Subsequently, it enters the understanding of the relation between the reading, that comes from a universe genuinely propaedeutic, with a curriculum technicalist. Based on oral and written interviews, the potential reader of the campus is measured, the reader's identification and literary preference, in order to finally discover the role of Literature and other readings in this ambivalent space. Based on this perception, it is possible to delineate strategic intervention possibilities through the implementation of an institutional reading program based on the Reception Theory to the reader, in order to enhance the cognition, creativity and imagination of students on campus besides offering through the readings held, a space of dialogue for institutional community. |
Palavras-chave: | Literatura Instituto Federal Currículo Ensino integrado Institutos federais de educação, ciência e tecnologia Leitura Literature Curriculum Federal Institute |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional da Educação, Currículo, Linguagem e Inovações Pedagógicas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28605 |
Data do documento: | 14-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
projeto de intervenção - pós banca - final.pdf | 2,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.