Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2831
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais
Otros títulos : Educar em Revista
Autor : Pretto, Nelson De Luca
Riccio, Nicia Cristina Rocha
metadata.dc.creator: Pretto, Nelson De Luca
Riccio, Nicia Cristina Rocha
Resumen : O artigo discute a formação continuada do professor universitário face à presença das tecnologias digitais de informação e comunicação e à explosão do uso da educação a distância no país. Para tal, parte-se de uma visão geral da expansão do ensino superior no país centrado na oferta de cursos a distância para analisar as necessárias transformações desse nível de ensino em função da cibercultura. Assim, o artigo aborda a importância da compreensão das tecnologias digitais em rede como estruturantes de novas práticas comunicacionais, de formação e aprendizagem, com a necessidade de políticas públicas que visem à democratização do acesso a essas tecnologias. A formação continuada do professor universitário, nesse contexto, é analisada sob o ponto de vista da experiência do mesmo como processo formativo, dando ênfase à experiência da docência online como parte da necessária imersão no universo da cibercultura.
Palabras clave : formação continuada
professor universitário
tecnologias digitais
educação a distância
experiência como formação
Continuing education
Higher educaction
digital technologies
distance education
experience as training
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2831
Fecha de publicación : ago-2010
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
a10n37.pdf530,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.