https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25309
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | A organização do trabalho educativo com o jogo na formação de professores de Educação Física |
Authors: | Oliveira, Rogerio Massarotto de |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Rogerio Massarotto de |
Abstract: | Esta tese tem como
objeto
a organização d
o trabalho educativo com o jogo na formação em
educação física.
O problema emerge da pluralidade de compreensão desse conteúdo no âmbito
filosófico, científico e pedagógico cujos desdobramentos incide
m diretamente na qualificação
de professores e no processo de formação humana.
Partindo da literatura clássica, objetivou
selecionar os conteúdos sobre o jogo, analisar a sua lógica para a formação na perspectiva
materialista e dialética da história e sist
ematiza
-
lo
de forma que contribua para
uma possível
organização curricular
. Das explicações sobre o
jogo obtidas a partir de seis autores
selecionados, foram analisados os pressupostos ontológicos e gnosiológicos bem como as
razões que o sustentam como um
conteúdo a ser ensinado.
A partir dos
nexos entre o que a
literatura clássica aponta
sobre o
jogo
,
d
os fundamentos da teoria histórico
-
cultural e da
pedagogia histórico
-
crítica,
foi propo
sta
uma sistematização
d
o
ensino com os
seguintes eixos
:
E
studo das
manifestações objetivas do jogo e do brinquedo produzidos pela humanidade;
a
nálise dos pressupostos ontológicos e gnosiológicos
das
teorias do jogo
aventadas
pelos
autores clássicos
;
e
studo da origem e desenvolvimento do jogo e do brinquedo;
i
nvestigação
s
obre a função social do jogo e da sua necessidade para a formação humana;
e c
ompreensão e
análise do desenvolvimento
da estrutura
da atividade lúdica ocorrida no jogo (argumento/tema,
papéis
desempenhados, motivação e regras), considerando a periodização d
o desenvolvimento
mental
da
teoria histórico
-
cultural.
Finalmente e
simultaneamente ao processo de transmissão
desses conhecimentos
para que os professores sejam formados
a
ensinar
, foi
indicada
a
produção de materiais didático
-
pedagógicos na forma de jogos e brinquedos considerando os
fundamentos do
ensino desenvolvimental
(Davidov)
a
respeito
da
elevação do pensamento
empírico ao pensamento teórico. This thesis has as study objetc the organization of the educational work with the game in the formation in physical education. The problem arises from the plurality of understanding of this content in the philosophical, scientific and pedagogical sphere whose consequences directly affec t the qualification of teachers and the process of human formation. Starting from the classical literature, it aimed to select the contents about the game, to analyze its logic for the formation in the materialist and dialectical perspective of history and to systematize it in a way that contributes to a possible curricular organization. From the explanations about the game obtained from six selected authors, we analyzed the ontological and gnosiological assumptions as well as the reasons that support it as a content to be taught. Based on the nexuses between what classical literature points to the game, the foundations of historical - cultural theory and historical - critical pedagogy, a systematization of teaching was proposed with the following axes: Study of the objective manifestations of the game and the toy produced by humanity; analysis of the ontological and gnosiological presuppositions of the theories of the game suggested by the classic authors; study of the origin and development of the game and the toy; research on the social function of the game and its need for human training; and understanding and analysis of the development of the structure of the play activity (argument / theme, roles played, motivation and rules), considering the periodization of the mental development of historical - cultural theory. Finally and simultaneously to the process of transmission of this knowledge for to taught teachers to teach , the production of didactic - pedagogical materials in the form of games and toys was indicat ed considering the fundamentals of developmental teaching (Davidov) regarding the elevation of empirical thought to. |
Keywords: | Professores de educação física - Formação Jogos Educação física - Estudo e ensino (Superior) Ensino Pedagogia crítica |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25309 |
Issue Date: | 6-Feb-2018 |
Appears in Collections: | Tese (PGEDU) |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese ROGERIO MASSAROTTO OLIVEIRA 2017.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.