Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25309
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPeixoto, Elza Margarida de Mendonça-
dc.contributor.authorOliveira, Rogerio Massarotto de-
dc.creatorOliveira, Rogerio Massarotto de-
dc.date.accessioned2018-02-06T19:17:47Z-
dc.date.available2018-02-06T19:17:47Z-
dc.date.issued2018-02-06-
dc.date.submitted2017-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25309-
dc.description.abstractEsta tese tem como objeto a organização d o trabalho educativo com o jogo na formação em educação física. O problema emerge da pluralidade de compreensão desse conteúdo no âmbito filosófico, científico e pedagógico cujos desdobramentos incide m diretamente na qualificação de professores e no processo de formação humana. Partindo da literatura clássica, objetivou selecionar os conteúdos sobre o jogo, analisar a sua lógica para a formação na perspectiva materialista e dialética da história e sist ematiza - lo de forma que contribua para uma possível organização curricular . Das explicações sobre o jogo obtidas a partir de seis autores selecionados, foram analisados os pressupostos ontológicos e gnosiológicos bem como as razões que o sustentam como um conteúdo a ser ensinado. A partir dos nexos entre o que a literatura clássica aponta sobre o jogo , d os fundamentos da teoria histórico - cultural e da pedagogia histórico - crítica, foi propo sta uma sistematização d o ensino com os seguintes eixos : E studo das manifestações objetivas do jogo e do brinquedo produzidos pela humanidade; a nálise dos pressupostos ontológicos e gnosiológicos das teorias do jogo aventadas pelos autores clássicos ; e studo da origem e desenvolvimento do jogo e do brinquedo; i nvestigação s obre a função social do jogo e da sua necessidade para a formação humana; e c ompreensão e análise do desenvolvimento da estrutura da atividade lúdica ocorrida no jogo (argumento/tema, papéis desempenhados, motivação e regras), considerando a periodização d o desenvolvimento mental da teoria histórico - cultural. Finalmente e simultaneamente ao processo de transmissão desses conhecimentos para que os professores sejam formados a ensinar , foi indicada a produção de materiais didático - pedagógicos na forma de jogos e brinquedos considerando os fundamentos do ensino desenvolvimental (Davidov) a respeito da elevação do pensamento empírico ao pensamento teórico.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis has as study objetc the organization of the educational work with the game in the formation in physical education. The problem arises from the plurality of understanding of this content in the philosophical, scientific and pedagogical sphere whose consequences directly affec t the qualification of teachers and the process of human formation. Starting from the classical literature, it aimed to select the contents about the game, to analyze its logic for the formation in the materialist and dialectical perspective of history and to systematize it in a way that contributes to a possible curricular organization. From the explanations about the game obtained from six selected authors, we analyzed the ontological and gnosiological assumptions as well as the reasons that support it as a content to be taught. Based on the nexuses between what classical literature points to the game, the foundations of historical - cultural theory and historical - critical pedagogy, a systematization of teaching was proposed with the following axes: Study of the objective manifestations of the game and the toy produced by humanity; analysis of the ontological and gnosiological presuppositions of the theories of the game suggested by the classic authors; study of the origin and development of the game and the toy; research on the social function of the game and its need for human training; and understanding and analysis of the development of the structure of the play activity (argument / theme, roles played, motivation and rules), considering the periodization of the mental development of historical - cultural theory. Finally and simultaneously to the process of transmission of this knowledge for to taught teachers to teach , the production of didactic - pedagogical materials in the form of games and toys was indicat ed considering the fundamentals of developmental teaching (Davidov) regarding the elevation of empirical thought to.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores de educação física - Formaçãopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectEducação física - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.titleA organização do trabalho educativo com o jogo na formação de professores de Educação Físicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesTaffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.contributor.refereesMoradillo, Edilson Fortuna de-
dc.contributor.refereesViegas, Lygia de Souza-
dc.contributor.refereesFerreira, Antônio Leonan Alves-
dc.contributor.refereesPereira, Maria de Fátima Rodrigues-
dc.contributor.refereesSilva, Maurício Roberto da-
dc.contributor.refereesPeixoto, Elza Margarida de Mendonça-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese ROGERIO MASSAROTTO OLIVEIRA 2017.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.