Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19894
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A escuta sensível do professor, no contexto de sala de aula, na educação infantil.
Autor : Santos, Ana Cleide Cardoso Cavalcante dos
metadata.dc.creator: Santos, Ana Cleide Cardoso Cavalcante dos
Resumen : RESUMO O presente trabalho objetiva analisar como a escuta sensível do professor da Educação Infantil pode contribuir para a construção do conhecimento das crianças, identificando possíveis relações da escuta sensível nas atitudes, comportamentos e ideias apresentadas pelas crianças e buscar elementos que revelam avanços na aprendizagem das crianças a partir da prática de escuta do professor. Propõe em um primeiro momento, desenvolver técnicas de escuta sensível e assim reconhecer que a relação professor-aluno traz elementos capazes de demonstrar que a escuta sensível interfere diretamente na aprendizagem das crianças dessa faixa etária, enfatizando que cada um tem maneiras diferentes de comunicar-se e a importância do diálogo e interação no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada de acordo com os princípios teóricos e epistemológicos da abordagem qualitativa em um pesquisa do tipo etnopesquisa, tendo como campo de investigação a Escola Emaús, situada em Monte Gordo, Camaçari com os alunos do grupo de 03 anos. Foram utilizados, como instrumentos de coleta de dados, a observação da interação das crianças nas atividades propostas e suas formas de comunicação. Para a abordagem do assunto tema deste trabalho tive como base grandes autores, tais como: TONUCI (2005), CRUZ (2008), CARDOSO (2012), OLIVEIRA – FORMOSINHO (2008), RINALDI (2012). Estes tendem a colaborar ao retratar a importância da escuta do professor, no contexto de sala de aula, na educação infantil, ferramenta necessária para construção de seres que possam agir de forma pensante e questionadora, pois sabemos que as crianças são os principais autores dos saberes de sala de aula. Requerendo assim uma docência de qualidade, desenvolvida no cotidiano na relação professor e aluno, buscando uma melhor condição na área educacional. Palavras-chave: Escuta sensível. Educação infantil. Interação em sala de aula. Comunicação.
Palabras clave : Escuta sensível
Interação na sala de aula
Educação Infantil
Comunicação
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
Educação Pré-Escolar
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19894
Fecha de publicación : 1-ago-2016
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
monografia CleideFORMATADA 05.07.16.pdfMonografia 1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.