Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19894
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWanderley, Maria Auxiliadora Cerqueira-
dc.contributor.authorSantos, Ana Cleide Cardoso Cavalcante dos-
dc.creatorSantos, Ana Cleide Cardoso Cavalcante dos-
dc.date.accessioned2016-08-01T16:41:14Z-
dc.date.available2016-08-01T16:41:14Z-
dc.date.issued2016-08-01-
dc.date.submitted2016-06-18-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19894-
dc.description.abstractRESUMO O presente trabalho objetiva analisar como a escuta sensível do professor da Educação Infantil pode contribuir para a construção do conhecimento das crianças, identificando possíveis relações da escuta sensível nas atitudes, comportamentos e ideias apresentadas pelas crianças e buscar elementos que revelam avanços na aprendizagem das crianças a partir da prática de escuta do professor. Propõe em um primeiro momento, desenvolver técnicas de escuta sensível e assim reconhecer que a relação professor-aluno traz elementos capazes de demonstrar que a escuta sensível interfere diretamente na aprendizagem das crianças dessa faixa etária, enfatizando que cada um tem maneiras diferentes de comunicar-se e a importância do diálogo e interação no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada de acordo com os princípios teóricos e epistemológicos da abordagem qualitativa em um pesquisa do tipo etnopesquisa, tendo como campo de investigação a Escola Emaús, situada em Monte Gordo, Camaçari com os alunos do grupo de 03 anos. Foram utilizados, como instrumentos de coleta de dados, a observação da interação das crianças nas atividades propostas e suas formas de comunicação. Para a abordagem do assunto tema deste trabalho tive como base grandes autores, tais como: TONUCI (2005), CRUZ (2008), CARDOSO (2012), OLIVEIRA – FORMOSINHO (2008), RINALDI (2012). Estes tendem a colaborar ao retratar a importância da escuta do professor, no contexto de sala de aula, na educação infantil, ferramenta necessária para construção de seres que possam agir de forma pensante e questionadora, pois sabemos que as crianças são os principais autores dos saberes de sala de aula. Requerendo assim uma docência de qualidade, desenvolvida no cotidiano na relação professor e aluno, buscando uma melhor condição na área educacional. Palavras-chave: Escuta sensível. Educação infantil. Interação em sala de aula. Comunicação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscuta sensívelpt_BR
dc.subjectInteração na sala de aulapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleA escuta sensível do professor, no contexto de sala de aula, na educação infantil.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesAraújo, Carla Jamille Cerqueira de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Pré-Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia CleideFORMATADA 05.07.16.pdfMonografia 1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.