Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19887
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A construção de limites com crianças na educação infantil: um desafio na Rede Pública Municipal de Ensino de Salvador
Autor : Santos, Glaucineide Silva
metadata.dc.creator: Santos, Glaucineide Silva
Resumen : A pesquisa teve como objetivo analisar as diferentes intervenções pedagógicas do trabalho docente na construção de limites com crianças do grupo quatro da educação infantil, da Rede Pública Municipal de ensino de Salvador. A ausência de limites representa hoje um dos principais desafios no contexto escolar do mundo moderno, porém as conceituações acerca desse tema estão longe de serem consensuais. Para compreender a indisciplina e a construção de limites na educação infantil, é necessário, antes de tudo, compreender a importância de resgatar valores éticos e morais imprescindíveis na formação dos alunos. Nesse sentido, a questão de pesquisa foi: Diante da convivência entre as crianças na primeira infância de que maneira o trabalho docente na Rede Pública Municipal de Salvador tem realizado as intervenções na perspectiva da construção de limites na educação infantil? Para aprofundamento do tema, foi realizada uma pesquisa qualitativa, a partir da etnografia com ênfase nos conhecimentos empíricos da realidade escolar, cuja pesquisa de campo foi realizada na escola Municipal do bairro de Mussurunga em Salvador/BA, na qual trabalha a professora/pesquisadora. As leituras foram embasadas em autores como: Zagury, (2001, 2002), Macedo (2004), Tiba (1996), Tonucci (2005) e Galvão (1995). Os resultados demonstram que a ausência de limites é fator que deve ser enfrentado tanto pelos pais quanto pelos professores, de modo a tentar contribuir com o resgate dos valores éticos e morais na escola e na família. Concluímos, que na escola pública muito se tem feito para a efetivação da construção de valores. Mas, esta não é uma responsabilidade exclusiva da escola. Porém, suas ações são limitadas pelas condições precárias em que funcionam, bem como pelas novas questões e estudos referentes a criança e a infância, que tem resignificado suas concepções pedagógicas.
Palabras clave : Educação infantil
Construção de limites
Família
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
Educação Pré-Escolar
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19887
Fecha de publicación : 29-jul-2016
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC FINAL GLAUCINEIDE SANTOS.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.