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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Telma Cruz-
dc.contributor.authorSantos, Glaucineide Silva-
dc.creatorSantos, Glaucineide Silva-
dc.date.accessioned2016-07-29T15:16:49Z-
dc.date.available2016-07-29T15:16:49Z-
dc.date.issued2016-07-29-
dc.date.submitted2016-06-18-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19887-
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo analisar as diferentes intervenções pedagógicas do trabalho docente na construção de limites com crianças do grupo quatro da educação infantil, da Rede Pública Municipal de ensino de Salvador. A ausência de limites representa hoje um dos principais desafios no contexto escolar do mundo moderno, porém as conceituações acerca desse tema estão longe de serem consensuais. Para compreender a indisciplina e a construção de limites na educação infantil, é necessário, antes de tudo, compreender a importância de resgatar valores éticos e morais imprescindíveis na formação dos alunos. Nesse sentido, a questão de pesquisa foi: Diante da convivência entre as crianças na primeira infância de que maneira o trabalho docente na Rede Pública Municipal de Salvador tem realizado as intervenções na perspectiva da construção de limites na educação infantil? Para aprofundamento do tema, foi realizada uma pesquisa qualitativa, a partir da etnografia com ênfase nos conhecimentos empíricos da realidade escolar, cuja pesquisa de campo foi realizada na escola Municipal do bairro de Mussurunga em Salvador/BA, na qual trabalha a professora/pesquisadora. As leituras foram embasadas em autores como: Zagury, (2001, 2002), Macedo (2004), Tiba (1996), Tonucci (2005) e Galvão (1995). Os resultados demonstram que a ausência de limites é fator que deve ser enfrentado tanto pelos pais quanto pelos professores, de modo a tentar contribuir com o resgate dos valores éticos e morais na escola e na família. Concluímos, que na escola pública muito se tem feito para a efetivação da construção de valores. Mas, esta não é uma responsabilidade exclusiva da escola. Porém, suas ações são limitadas pelas condições precárias em que funcionam, bem como pelas novas questões e estudos referentes a criança e a infância, que tem resignificado suas concepções pedagógicas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectConstrução de limitespt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.titleA construção de limites com crianças na educação infantil: um desafio na Rede Pública Municipal de Ensino de Salvadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Viviane-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Pré-Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

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