Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19621
Tipo: | Tese |
Título: | O lugar da interdisciplinaridade na educação superior : uma análise dos projetos pedagógicos dos Cursos de Bacharelado Interdisciplinar da UFBA |
Autor(es): | Ramos, Luiza Olivia Lacerda |
Autor(es): | Ramos, Luiza Olivia Lacerda |
Abstract: | O presente estudo tem como objetivo entender que lugar a interdisciplinaridade
ocupa no novo projeto de universidade brasileira e na formação dos estudantes,
tendo como foco a maneira como os conceitos de interdisciplinaridade foram sendo
apropriados e ganharam materialidade nos projetos pedagógicos dos Bacharelados
Interdisciplinares da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Assim, este trabalho
pretende proporcionar uma análise qualitativa dos aspectos relevantes quanto ao
tema interdisciplinaridade, num enfoque voltado para as questões inerentes ao papel
da universidade brasileira na formação de indivíduos preparados para atenderem às
necessidades e inquietações do mundo do trabalho atual, numa perspectiva de
economia globalizada. O estudo fundamentou-se em Almeida Filho e Santos (2008);
Fazenda (2000, 2008 e 2011); Pombo (1992, 2004a, 2004b, 2008 e 2011), Klein
(1996, 1998, 2010 e 2014), Lima, Azevendo e Catani (2008); Morosini (2006) e
UFBA, 2008, bem como da análise documental dos Projetos Pedagógicos dos
Bacharelados Interdisciplinares da UFBA. Os resultados, embora demonstrem
alguns avanços no setor educacional brasileiro, tais como inovação curricular e
flexibilidade, abrindo possibilidades para uma reorganização curricular numa
perspectiva do modelo da interdisciplinaridade, apontam fragilidades nos
documentos orientadores para uma formação de natureza interdisciplinar, vez que
não enfatizam os elementos essenciais da interdisciplinaridade. ABSTRACT The present paper has, as its objective, to understand which place interdisciplinarity does take in the new project of the Brazilian university and also in the formation of the students while focusing on how interdisciplinarity concepts have been appropriated and how they have won materiality in the pedagogical projects of the Interdisciplinary Bachelor degrees of the Federal University of Bahia – UFBA. Thus, this paper intends to perform a qualitative analysis of the relevant aspects regarding to the theme interdisciplinarity, with emphasis on the questions inherent to the role of the Brazilian university in the formation of individuals prepared to be answering to the needs and concerns of the current labor world in a perspective of a globalized economy. The study was based on Almeida Filho e Santos (2008); Fazenda (2000, 2008 e 2011); Pombo (1992, 2004a, 2004b, 2008 e 2011), Klein (1996, 1998, 2010 e 2014), Lima, Azevendo e Catani (2008); Morosini (2006) e UFBA, 2008, as well as, through documental analysis of the Pedagogical Projects of the Interdisciplinary Bachelor's Degrees of the Federal University of Bahia. Although the results show some advances in the Brazilian educational sector, such as curricular innovation and flexibility, thus opening new possibilities for curricular reorganization in the perspective of the interdisciplinarity model, they also point out to fragilities in the orienting documents towards a professional formation of interdisciplinary nature, once they do not emphasize the essential elements of interdisciplinarity. |
Palavras-chave: | Universidade Federal da Bahia Ensino Superior Abordagem Interdisciplinar do conhecimento na educação University Formação profissional Formation Interdisciplinaridade Bacharelado Interdisciplinar Interdisciplinarity Interdisciplinary Bachelor’s Degree |
CNPq: | Educação Currículo |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19621 |
Data do documento: | 5-Jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.