Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19621
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Rosilda Arruda-
dc.contributor.authorRamos, Luiza Olivia Lacerda-
dc.creatorRamos, Luiza Olivia Lacerda-
dc.date.accessioned2016-07-05T14:45:42Z-
dc.date.available2016-07-05T14:45:42Z-
dc.date.issued2016-07-05-
dc.date.submitted2016-03-28-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19621-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo entender que lugar a interdisciplinaridade ocupa no novo projeto de universidade brasileira e na formação dos estudantes, tendo como foco a maneira como os conceitos de interdisciplinaridade foram sendo apropriados e ganharam materialidade nos projetos pedagógicos dos Bacharelados Interdisciplinares da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Assim, este trabalho pretende proporcionar uma análise qualitativa dos aspectos relevantes quanto ao tema interdisciplinaridade, num enfoque voltado para as questões inerentes ao papel da universidade brasileira na formação de indivíduos preparados para atenderem às necessidades e inquietações do mundo do trabalho atual, numa perspectiva de economia globalizada. O estudo fundamentou-se em Almeida Filho e Santos (2008); Fazenda (2000, 2008 e 2011); Pombo (1992, 2004a, 2004b, 2008 e 2011), Klein (1996, 1998, 2010 e 2014), Lima, Azevendo e Catani (2008); Morosini (2006) e UFBA, 2008, bem como da análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Bacharelados Interdisciplinares da UFBA. Os resultados, embora demonstrem alguns avanços no setor educacional brasileiro, tais como inovação curricular e flexibilidade, abrindo possibilidades para uma reorganização curricular numa perspectiva do modelo da interdisciplinaridade, apontam fragilidades nos documentos orientadores para uma formação de natureza interdisciplinar, vez que não enfatizam os elementos essenciais da interdisciplinaridade.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The present paper has, as its objective, to understand which place interdisciplinarity does take in the new project of the Brazilian university and also in the formation of the students while focusing on how interdisciplinarity concepts have been appropriated and how they have won materiality in the pedagogical projects of the Interdisciplinary Bachelor degrees of the Federal University of Bahia – UFBA. Thus, this paper intends to perform a qualitative analysis of the relevant aspects regarding to the theme interdisciplinarity, with emphasis on the questions inherent to the role of the Brazilian university in the formation of individuals prepared to be answering to the needs and concerns of the current labor world in a perspective of a globalized economy. The study was based on Almeida Filho e Santos (2008); Fazenda (2000, 2008 e 2011); Pombo (1992, 2004a, 2004b, 2008 e 2011), Klein (1996, 1998, 2010 e 2014), Lima, Azevendo e Catani (2008); Morosini (2006) e UFBA, 2008, as well as, through documental analysis of the Pedagogical Projects of the Interdisciplinary Bachelor's Degrees of the Federal University of Bahia. Although the results show some advances in the Brazilian educational sector, such as curricular innovation and flexibility, thus opening new possibilities for curricular reorganization in the perspective of the interdisciplinarity model, they also point out to fragilities in the orienting documents towards a professional formation of interdisciplinary nature, once they do not emphasize the essential elements of interdisciplinarity.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectAbordagem Interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectFormationpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectBacharelado Interdisciplinarpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectInterdisciplinary Bachelor’s Degreept_BR
dc.titleO lugar da interdisciplinaridade na educação superior : uma análise dos projetos pedagógicos dos Cursos de Bacharelado Interdisciplinar da UFBApt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesSouza, Elizeu Clementino de-
dc.contributor.refereesRosa, Dora Leal-
dc.contributor.refereesBandeira, Messias Guimarães-
dc.contributor.refereesCrusoé, Nilma Margarida de Castro-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCurrículopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.