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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Potencialidades e limites da robótica pedagógica livre no processo de (re)construção de conceitos científico-tecnológicos a partir do desenvolvimento de artefatos robóticos
Authors: César, Danilo Rodrigues
metadata.dc.creator: César, Danilo Rodrigues
Abstract: Esta pesquisa, do tipo qualitativa e multirreferencial, tem como objetivo principal analisar as potencialidades e limites da Robótica Pedagógica Livre no processo de (re)construção de conceitos científico-tecnológicos na formação de professores a partir do desenvolvimento de artefatos robóticos, na perspectiva da filosofia de softwares e hardwares livres. O percurso é feito no sentido de provocar uma reflexão sobre a Robótica Pedagógica e o Software Livre, o posicionamento sobre o conceito de Robótica Pedagógica ou Educacional, as características envolvidas no processo de ensino e de aprendizagem e o processo de (re)construção de conceitos científico-tecnológicos a partir da formação científica de professores. O campo empírico da investigação foi o Projeto Salvador: Licenciatura em Pedagogia – Ensino Fundamental/Séries Iniciais – para professores em exercício do município de Salvador, no qual foi desenvolvida a proposta pedagógica de ensino e de aprendizagem durante um módulo de Robótica Pedagógica Livre – especificamente no componente curricular “Oficina: Rascunho Digital”. A proposta pedagógica de ensino e de aprendizagem envolveu a construção de kits básicos de Robótica Pedagógica Livre (interface de hardware livre e sistemas e aplicativos em software livre) e o Artefato Robótico (pisca-pisca de árvore de Natal). As discussões em sala de aula sobre o processo de construção do kit e do Artefato Robótico foram registradas por meio de gravações, diários de campo, fotografias e videoteipes. As análises das gravações de áudio e vídeo feitas em sala de aula e dos registros dos diários de campo possibilitaram extrair informações relevantes para se compreender o processo de (re)construção dos conceitos supramencionados, aspectos da práxis pedagógica e o processo de inclusão digital dos educandos. A partir dos contextos analisados, foram definidas três áreas de significação para auxiliar no processo de análise: Inclusão Digital, (Re)construção de Conceitos Científico-Tecnológicos e Práxis Pedagógica. Essas áreas de significação orientaram a análise de conteúdo de extratos de registros obtidos nos encontros com os educandos. Os resultados obtidos revelam que no final da pesquisa a maioria dos educandos estava familiarizada com termos científico-tecnológicos; que a práxis pedagógica no processo de desenvolvimento dos kits básicos de Robótica Pedagógica Livre forneceu subsídios para que os educandos interpretassem situações do cotidiano como elemento do processo de sua transformação; que a formação continuada durante a pesquisa auxiliou a maioria dos educandos no processo de construção do código-fonte e no produto final – o Artefato Robótico.
Keywords: Inclusão digital
Práxis Pedagógica
Artefato Robótico
Robótica Pedagógica Livre
(Re)construção de Conceitos Científico-Tecnológicos
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Exatas e da Terra
Engenharias
Ciências Sociais Aplicadas
Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: FACED
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16044
Issue Date: 11-Sep-2014
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

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