Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fróes Burnham, Teresinha | - |
dc.contributor.author | César, Danilo Rodrigues | - |
dc.creator | César, Danilo Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-11T16:00:29Z | - |
dc.date.available | 2014-09-11T16:00:29Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-11 | - |
dc.date.submitted | 2009-12-29 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16044 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, do tipo qualitativa e multirreferencial, tem como objetivo principal analisar as potencialidades e limites da Robótica Pedagógica Livre no processo de (re)construção de conceitos científico-tecnológicos na formação de professores a partir do desenvolvimento de artefatos robóticos, na perspectiva da filosofia de softwares e hardwares livres. O percurso é feito no sentido de provocar uma reflexão sobre a Robótica Pedagógica e o Software Livre, o posicionamento sobre o conceito de Robótica Pedagógica ou Educacional, as características envolvidas no processo de ensino e de aprendizagem e o processo de (re)construção de conceitos científico-tecnológicos a partir da formação científica de professores. O campo empírico da investigação foi o Projeto Salvador: Licenciatura em Pedagogia – Ensino Fundamental/Séries Iniciais – para professores em exercício do município de Salvador, no qual foi desenvolvida a proposta pedagógica de ensino e de aprendizagem durante um módulo de Robótica Pedagógica Livre – especificamente no componente curricular “Oficina: Rascunho Digital”. A proposta pedagógica de ensino e de aprendizagem envolveu a construção de kits básicos de Robótica Pedagógica Livre (interface de hardware livre e sistemas e aplicativos em software livre) e o Artefato Robótico (pisca-pisca de árvore de Natal). As discussões em sala de aula sobre o processo de construção do kit e do Artefato Robótico foram registradas por meio de gravações, diários de campo, fotografias e videoteipes. As análises das gravações de áudio e vídeo feitas em sala de aula e dos registros dos diários de campo possibilitaram extrair informações relevantes para se compreender o processo de (re)construção dos conceitos supramencionados, aspectos da práxis pedagógica e o processo de inclusão digital dos educandos. A partir dos contextos analisados, foram definidas três áreas de significação para auxiliar no processo de análise: Inclusão Digital, (Re)construção de Conceitos Científico-Tecnológicos e Práxis Pedagógica. Essas áreas de significação orientaram a análise de conteúdo de extratos de registros obtidos nos encontros com os educandos. Os resultados obtidos revelam que no final da pesquisa a maioria dos educandos estava familiarizada com termos científico-tecnológicos; que a práxis pedagógica no processo de desenvolvimento dos kits básicos de Robótica Pedagógica Livre forneceu subsídios para que os educandos interpretassem situações do cotidiano como elemento do processo de sua transformação; que a formação continuada durante a pesquisa auxiliou a maioria dos educandos no processo de construção do código-fonte e no produto final – o Artefato Robótico. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | - |
dc.subject | Práxis Pedagógica | - |
dc.subject | Artefato Robótico | - |
dc.subject | Robótica Pedagógica Livre | pt_BR |
dc.subject | (Re)construção de Conceitos Científico-Tecnológicos | pt_BR |
dc.title | Potencialidades e limites da robótica pedagógica livre no processo de (re)construção de conceitos científico-tecnológicos a partir do desenvolvimento de artefatos robóticos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Souza, Eduardo José Sande e Oliveira dos Santos | - |
dc.contributor.referees | Alves, Lynn Rosalina Gama | - |
dc.contributor.referees | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharias | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
|