Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12492
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Doação de órgãos post mortem: a viabilidade de adoção pelo sistema brasileiro da escolha pelo doador do destinatário de seus órgãos
Autor : Andrade, Taciana Palmeira
metadata.dc.creator: Andrade, Taciana Palmeira
Resumen : O presente trabalho tem como objetivo principal demonstrar a possibilidade do ordenamento jurídico brasileiro abarcar a hipótese de escolha pelo doador do destinatário dos seus órgãos na doação de órgãos post mortem. Inicialmente, busca-se enquadrar o direito ao próprio corpo como direito da personalidade, relativizando o caráter de indisponibilidade desses direitos de forma a reconhecer a incidência da autonomia privada em seu campo. Ainda, será analisado o princípio da autonomia na sua concepção bioética e sua influência na determinação da possibilidade da escolha pelo doador de órgãos post mortem. Outrossim, ficará demonstrado que o sistema atual possui falhas e que a compatibilização do modelo atual com a possibilidade de escolha pelo doador é possível,utilizando-se como parâmetro o tratamento dado à doação em vida no direito pátrio, bem como na legislação estrangeira.
Palabras clave : Bioética
Bioethics
Autonomia
Autonomy
Doação de orgãos, tecidos, etc.
Donation of organs, tissues, etc.
Órgãos (Anatomia)
Organs (Anatomy)
Editorial : Universidade Federal da Bahia
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12492
Fecha de publicación : 2009
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGD)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.