Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11931
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Um legado sobre a formação de professores: movimento de interiorização da universidade no Estado da Bahia
Other Titles: Revista entreideias: educação, cultura e sociedade
Authors: Rosa, Dora Leal
Santos, Ana Maria Fontes dos
metadata.dc.creator: Rosa, Dora Leal
Santos, Ana Maria Fontes dos
Abstract: Por meio da análise do Plano Estadual de Desenvolvimento da Economia Baiana (Plandeb) e do Plano Integral de Educação e Cultura (PIEC), além de documentação produzida por intelectuais baianos, principalmente, em jornais, discute-se neste trabalho sobre a formação de professores enquanto aspecto relevante da trajetória histórica de expansão do ensino superior público no Estado da Bahia A ideia de formar professores encontra-se na base desse processo, tanto nas proposições da sociedade civil de interiorização da universidade, quanto nas propostas de efetivação de modelo público estadual. O enfoque metodológico procura dar conta das diferentes dimensões das práticas sociais dos atores envolvidos, enquanto relações de força que circunscreveram a formação do campo universitário do interior baiano. Para tanto, recorre-se á noção de campo, conforme utilizada por Bourdieu, bem como ao estudo das relações de força presentes numa dada situação histórica, de acordo com a concepção presente em Gramsci. Pode-se inferir que a resistência dos setores dominantes à interiorização da universidade, aliada às preocupações de sucessivas gestões estaduais com o tardio desenvolvimento industrial da Bahia, demarcaram as lutas entre diferentes concepções de ensino superior que deveriam ser destinadas ao ambiente interiorano, nas quais estava implicada a questão da formação de professores.
Keywords: Ensino superior na Bahia
Política educacional
Movimentos sociais por educação
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11931
Issue Date: Jul-2012
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CCCCCCCCCCCCC.pdf725,07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.