Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Rosa, Dora Leal | - |
dc.contributor.author | Santos, Ana Maria Fontes dos | - |
dc.creator | Rosa, Dora Leal | - |
dc.creator | Santos, Ana Maria Fontes dos | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-14T14:44:40Z | - |
dc.date.available | 2013-06-14T14:44:40Z | - |
dc.date.issued | 2012-07 | - |
dc.identifier.issn | 2317-0956 | - |
dc.identifier.issn | 2317-1219 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11931 | - |
dc.description | p. 69-86 | pt_BR |
dc.description.abstract | Por meio da análise do Plano Estadual de Desenvolvimento da Economia
Baiana (Plandeb) e do Plano Integral de Educação e Cultura (PIEC), além de documentação produzida por intelectuais baianos, principalmente, em jornais, discute-se neste trabalho sobre a formação de professores enquanto
aspecto relevante da trajetória histórica de expansão do ensino superior público no Estado da Bahia A ideia de formar professores encontra-se na base desse processo, tanto nas proposições da sociedade civil de interiorização da universidade, quanto nas propostas de efetivação de modelo público estadual.
O enfoque metodológico procura dar conta das diferentes dimensões das práticas sociais dos atores envolvidos, enquanto relações de força que circunscreveram a formação do campo universitário do interior baiano. Para tanto, recorre-se á noção de campo, conforme utilizada por Bourdieu, bem como ao estudo das relações de força presentes numa dada situação histórica,
de acordo com a concepção presente em Gramsci. Pode-se inferir que a resistência dos setores dominantes à interiorização da universidade, aliada às preocupações de sucessivas gestões estaduais com o tardio desenvolvimento industrial da Bahia, demarcaram as lutas entre diferentes concepções de ensino superior que deveriam ser destinadas ao ambiente interiorano, nas quais estava implicada a questão da formação de professores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior na Bahia | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais por educação | pt_BR |
dc.title | Um legado sobre a formação de professores: movimento de interiorização da universidade no Estado da Bahia | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista entreideias: educação, cultura e sociedade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 1, n. 2 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED)
|