Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11867
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Trilhas de leituras - ponte para o ser crítico: Projeto Salvador
Autor : Rodrigues, Maria Emilia Oliveira de Santana
metadata.dc.creator: Rodrigues, Maria Emilia Oliveira de Santana
Resumen : O estudo refere-se à pesquisa realizada com um grupo de professoras e professores da rede municipal de ensino, inseridos no Programa de Formação de Professores da FACED/UFBA, denominado Projeto Salvador, turma 1. A análise descreve as significações de leitura construídas pelos docentes, em processo de formação acadêmica, observando as relações entre as leituras realizadas durante esse processo e o desenvolvimento da criticidade destes sujeitos. Na literatura acadêmica, buscam-se autores (Andrade, Bardin, Chartier, Deleuze, Franco, Freire, Gallefi, Japiassú, Jouve, Kant, Lajolo, Macedo, Orlandi, Silva), que refletem algumas associações sobre os temas: leitura e criticidade. Opta-se pela abordagem em pesquisa qualitativa e utiliza-se o recurso da Análise de Conteúdo, proposto por Bardin. Desenvolve-se um corpus de conhecimento que busca: perceber como docentes, em processo de formação constroem suas leituras; identificar as leituras realizadas por docentes participantes do Projeto Salvador; contribuir para a ampliação dos conhecimentos na área de leitura de docentes em formação, no sentido de observar os atos de leitura realizados pelos mesmos, na perspectiva de pensar e sentir criticamente o que leram. A partir de entrevistas, observações e respostas a questionários, analisam-se as trilhas de leituras concretizadas pelos docentes. Os resultados encontrados mostram as significações de leitura construídas pelas professoras e professores, com base no senso comum e em alguns teóricos lidos, e apontam marcas e alertas de leitura que auxiliam tanto docentes, em processo de formação, como também as próprias agências formadoras, no sentido de continuarem a discutir e aprofundar esta temática.
Palabras clave : Leitura
Leitura crítica
Professores – formação
Projeto Salvador
Reading
Reading criticism
Teachers
Formation of instructors
Salvador project
Educação
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11867
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Maria Emilia Rodrigues.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.