Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Farias, Iara Rosa | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Maria Emilia Oliveira de Santana | - |
dc.creator | Rodrigues, Maria Emilia Oliveira de Santana | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-11T17:23:47Z | - |
dc.date.available | 2013-06-11T17:23:47Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11867 | - |
dc.description.abstract | O estudo refere-se à pesquisa realizada com um grupo de professoras e professores da rede municipal de ensino, inseridos no Programa de Formação de Professores da FACED/UFBA, denominado Projeto Salvador, turma 1. A análise descreve as significações de leitura construídas pelos docentes, em processo de formação acadêmica, observando as relações entre as leituras realizadas durante esse processo e o desenvolvimento da criticidade destes sujeitos. Na literatura acadêmica, buscam-se autores (Andrade, Bardin, Chartier, Deleuze, Franco, Freire, Gallefi, Japiassú, Jouve, Kant, Lajolo, Macedo, Orlandi, Silva), que refletem algumas associações sobre os temas: leitura e criticidade. Opta-se pela abordagem em pesquisa qualitativa e utiliza-se o recurso da Análise de Conteúdo, proposto por Bardin. Desenvolve-se um corpus de conhecimento que busca: perceber como docentes, em processo de formação constroem suas leituras; identificar as leituras realizadas por docentes participantes do Projeto Salvador; contribuir para a ampliação dos conhecimentos na área de leitura de docentes em formação, no sentido de observar os atos de leitura realizados pelos mesmos, na perspectiva de pensar e sentir criticamente o que leram. A partir de entrevistas, observações e respostas a questionários, analisam-se as trilhas de leituras concretizadas pelos docentes. Os resultados encontrados mostram as significações de leitura construídas pelas professoras e professores, com base no senso comum e em alguns teóricos lidos, e apontam marcas e alertas de leitura que auxiliam tanto docentes, em processo de formação, como também as próprias agências formadoras, no sentido de continuarem a discutir e aprofundar esta temática. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Leitura crítica | pt_BR |
dc.subject | Professores – formação | pt_BR |
dc.subject | Projeto Salvador | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Reading criticism | pt_BR |
dc.subject | Teachers | pt_BR |
dc.subject | Formation of instructors | pt_BR |
dc.subject | Salvador project | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Trilhas de leituras - ponte para o ser crítico: Projeto Salvador | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
|