Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11789
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Educação, filosofia e qualificação: por um filosofar pautado no devir espanto-análise-reflexão-crítica-ação-criativa |
Autor : | Silva, Cleverson Suzart |
metadata.dc.creator: | Silva, Cleverson Suzart |
Resumen : | No atual momento histórico, pautado pela globalização neoliberal, o que se observa é o desenvolvimento cada vez maior das contradições sociais. Essas, por sua vez, vêm aflorando com maior vigor no seio dessa sociedade neoliberal, que se apresenta como a única possível para a humanidade. Estando o processo de globalização neoliberal acompanhado do avanço tecnológico, o que se pode ser observado é o advento da sociedade tecnizada. A partir do pressuposto de que a sociedade tecnizada requer uma maior qualificação do indivíduo, é que se está pesquisando a contribuição da educação na efetivação dessa exigência. Assim, compreendendo a esfera educacional como possível veículo dessa qualificação e buscando advogar que esse processo deve seguir a politecnia, é que se está analisando nessa dissertação como o filosofar pode contribuir para a formação da qualificação politécnica, conseqüentemente, de um indivíduo mais crítico e atuante. Um indivíduo que tenha consciência de seu compromisso com os problemas postos nesse início de milênio. Por entender que o estudo da politecnia não deve circular simplesmente no âmbito teórico, mas também prático, é que se trilhou o caminho da etnografia. Como o desenvolvimento da etnografia requer um objeto empírico, optou-se pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia - CEFET-BA, onde fora priorizado o Ensino Médio mais precisamente duas turmas da disciplina"Ética e Cidadania". Como não entendemos a sala de aula como uma caixa blindada,que pode ser isolada do contexto histórico e, conseqüentemente,da dinâmica extra sala da escola, é que se buscou vivenciar o processo educacional do referido Centro Educacional, buscando desvelar a trama da teia de relações ali construídas. |
Palabras clave : | Educação Filosofia Qualificação Qualification Philosophy Education |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11789 |
Fecha de publicación : | 2002 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PGEDU) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_ Silva C.pdf | 667,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.