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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11789
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Galeffi, Dante Augusto | - |
dc.contributor.author | Silva, Cleverson Suzart | - |
dc.creator | Silva, Cleverson Suzart | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-10T18:38:13Z | - |
dc.date.available | 2013-06-10T18:38:13Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11789 | - |
dc.description | 199 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | No atual momento histórico, pautado pela globalização neoliberal, o que se observa é o desenvolvimento cada vez maior das contradições sociais. Essas, por sua vez, vêm aflorando com maior vigor no seio dessa sociedade neoliberal, que se apresenta como a única possível para a humanidade. Estando o processo de globalização neoliberal acompanhado do avanço tecnológico, o que se pode ser observado é o advento da sociedade tecnizada. A partir do pressuposto de que a sociedade tecnizada requer uma maior qualificação do indivíduo, é que se está pesquisando a contribuição da educação na efetivação dessa exigência. Assim, compreendendo a esfera educacional como possível veículo dessa qualificação e buscando advogar que esse processo deve seguir a politecnia, é que se está analisando nessa dissertação como o filosofar pode contribuir para a formação da qualificação politécnica, conseqüentemente, de um indivíduo mais crítico e atuante. Um indivíduo que tenha consciência de seu compromisso com os problemas postos nesse início de milênio. Por entender que o estudo da politecnia não deve circular simplesmente no âmbito teórico, mas também prático, é que se trilhou o caminho da etnografia. Como o desenvolvimento da etnografia requer um objeto empírico, optou-se pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia - CEFET-BA, onde fora priorizado o Ensino Médio mais precisamente duas turmas da disciplina"Ética e Cidadania". Como não entendemos a sala de aula como uma caixa blindada,que pode ser isolada do contexto histórico e, conseqüentemente,da dinâmica extra sala da escola, é que se buscou vivenciar o processo educacional do referido Centro Educacional, buscando desvelar a trama da teia de relações ali construídas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Qualificação | pt_BR |
dc.subject | Qualification | pt_BR |
dc.subject | Philosophy | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | Educação, filosofia e qualificação: por um filosofar pautado no devir espanto-análise-reflexão-crítica-ação-criativa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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