Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11744
metadata.dc.type: Tese
Title: A contextualização dos conhecimentos e saberes escolares nos processos de reorientação curricular das escolas do campo
Authors: Reis, Edmerson dos Santos
metadata.dc.creator: Reis, Edmerson dos Santos
Abstract: Discutir a reorientação curricular na perspectiva da contextualização dos conhecimentos trabalhados pela escola e o lugar dedicado ao contexto na experiência educativa da Escola Rural de Massaroca – ERUM, localizada no Distrito Rural de Massaroca, em Juazeiro – BA, campo empírico da pesquisa, foi o que nos propomos neste trabalho. No referencial teórico aprofundamos conceitos fundamentais como contexto, educação contextualizada, currículo, educação do campo entre outros. O enfoque metodológico foi o fenomenológico e optamos pela de pesquisa participante de cunho qualitativo, tendo como técnicas de construção das informações a observação participante, a entrevista semi-estruturada e a análise documental. Os atores e atrizes da pesquisa foram os discentes e docentes, tendo como outras fontes de informação, a proposta pedagógica da ERUM e os Cadernos de Realidade elaborados pelos alunos. Entre as principais conclusões a que chegamos, a mais significativa foi compreender que, tanto na proposta pedagógica de reorientação curricular, quanto nas práticas educativas desenvolvidas na singularidade desta escola, o processo contextualização tem no contexto local, o ponto de partida para o desenvolvimento das ações pedagógicas, sendo que aí, o contexto assume o lugar das possibilidades de ampliação e da articulação dos conhecimentos e saberes locais com os globais, num diálogo permanente de aprendizagem, onde, a educação contextualizada não se reduz nem a perspectiva localista, que aprisiona os sujeitos e conhecimentos ao local, nem a universalista, que termina promovendo o desenraizamento dos contextos em que vivem os sujeitos, mas que efetiva-se numa práticas educativa de sentido e significado, não alienante dos alunos do campo, e que respeita os seus processos de desenvolvimento, as dinâmicas do campo e a relação orgânica entre as condições concretas de existência com o mundo do trabalho e a função social da escola na emancipação desses sujeitos.
Keywords: Educação do campo
Reorientação curricular
Currículo
Contexto e contextualização
Field education
Curricular reorientation
Curriculum
Context and contextualization
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11744
Issue Date: 2009
Appears in Collections:Tese (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Edmerson Reisseg.pdf1,52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.