Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza | - |
dc.contributor.author | Reis, Edmerson dos Santos | - |
dc.creator | Reis, Edmerson dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-06T19:00:21Z | - |
dc.date.available | 2013-06-06T19:00:21Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11744 | - |
dc.description | 318f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Discutir a reorientação curricular na perspectiva da contextualização dos conhecimentos trabalhados pela escola e o lugar dedicado ao contexto na experiência educativa da Escola Rural de Massaroca – ERUM, localizada no Distrito Rural de Massaroca, em Juazeiro – BA, campo empírico da pesquisa, foi o que nos propomos neste trabalho. No referencial teórico aprofundamos conceitos fundamentais como contexto, educação contextualizada, currículo, educação do campo entre outros. O enfoque metodológico foi o fenomenológico e optamos pela de pesquisa participante de cunho qualitativo, tendo como técnicas de construção das informações a observação participante, a entrevista semi-estruturada e a análise documental. Os atores e atrizes da pesquisa foram os discentes e docentes, tendo como outras fontes de informação, a proposta pedagógica da ERUM e os Cadernos de Realidade elaborados pelos alunos. Entre as principais conclusões a que chegamos, a mais significativa foi compreender que, tanto na proposta pedagógica de reorientação curricular, quanto nas práticas educativas desenvolvidas na singularidade desta escola, o processo contextualização tem no contexto local, o ponto de partida para o desenvolvimento das ações pedagógicas, sendo que aí, o contexto assume o lugar das possibilidades de ampliação e da articulação dos conhecimentos e saberes locais com os globais, num diálogo permanente de aprendizagem, onde, a educação contextualizada não se reduz nem a perspectiva localista, que aprisiona os sujeitos e conhecimentos ao local, nem a universalista, que termina promovendo o desenraizamento dos contextos em que vivem os sujeitos, mas que efetiva-se numa práticas educativa de sentido e significado, não alienante dos alunos do campo, e que respeita os seus processos de desenvolvimento, as dinâmicas do campo e a relação orgânica entre as condições concretas de existência com o mundo do trabalho e a função social da escola na emancipação desses sujeitos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Reorientação curricular | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Contexto e contextualização | pt_BR |
dc.subject | Field education | pt_BR |
dc.subject | Curricular reorientation | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Context and contextualization | pt_BR |
dc.title | A contextualização dos conhecimentos e saberes escolares nos processos de reorientação curricular das escolas do campo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU)
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