Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11190
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Conhecimento, desejo e significado |
Otros títulos : | Linguagens, Educação e Sociedade: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI |
Autor : | Mogilka, Maurício |
metadata.dc.creator: | Mogilka, Maurício |
Resumen : | O tema central deste artigo são os processos de aprendizagem em situações educativas, discutidos a partir de reflexões e conceitos de uma pedagogia da libertação, campo teórico e metodológico entendido aqui em um sentido amplo, envolvendo idéias, e um olhar, que se baseia em Paulo Freire, mas também em outros autores, como John Dewey (que influenciou muito a Freire). O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, o objetivo é colocar duas idéias fundamentais para o trabalho libertador, no seu aspecto de aprendizagem: a relatividade de todo conhecimento e as teorias como tentativas de explicação da realidade, e não como verdade. Na segunda parte enfatiza-se a necessidade dos elementos libidinais para ocorrer aprendizagem sem opressão, bem como discute-se o conceito e as problemáticas da aprendizagem significativa, na perspectiva atualizada de uma pedagogia da libertação. |
Palabras clave : | Conhecimento científico Educação libertadora Aprendizagem significativa |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11190 |
Fecha de publicación : | 2009 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Conhecimento, desejo e significado.pdf | 186,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.