Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11190
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Conhecimento, desejo e significado |
Other Titles: | Linguagens, Educação e Sociedade: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI |
Authors: | Mogilka, Maurício |
metadata.dc.creator: | Mogilka, Maurício |
Abstract: | O tema central deste artigo são os processos de aprendizagem em situações educativas, discutidos a partir de reflexões e conceitos de uma pedagogia da libertação, campo teórico e metodológico entendido aqui em um sentido amplo, envolvendo idéias, e um olhar, que se baseia em Paulo Freire, mas também em outros autores, como John Dewey (que influenciou muito a Freire). O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, o objetivo é colocar duas idéias fundamentais para o trabalho libertador, no seu aspecto de aprendizagem: a relatividade de todo conhecimento e as teorias como tentativas de explicação da realidade, e não como verdade. Na segunda parte enfatiza-se a necessidade dos elementos libidinais para ocorrer aprendizagem sem opressão, bem como discute-se o conceito e as problemáticas da aprendizagem significativa, na perspectiva atualizada de uma pedagogia da libertação. |
Keywords: | Conhecimento científico Educação libertadora Aprendizagem significativa |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11190 |
Issue Date: | 2009 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Conhecimento, desejo e significado.pdf | 186,62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.