Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11190
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Conhecimento, desejo e significado
Other Titles: Linguagens, Educação e Sociedade: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI
Authors: Mogilka, Maurício
metadata.dc.creator: Mogilka, Maurício
Abstract: O tema central deste artigo são os processos de aprendizagem em situações educativas, discutidos a partir de reflexões e conceitos de uma pedagogia da libertação, campo teórico e metodológico entendido aqui em um sentido amplo, envolvendo idéias, e um olhar, que se baseia em Paulo Freire, mas também em outros autores, como John Dewey (que influenciou muito a Freire). O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, o objetivo é colocar duas idéias fundamentais para o trabalho libertador, no seu aspecto de aprendizagem: a relatividade de todo conhecimento e as teorias como tentativas de explicação da realidade, e não como verdade. Na segunda parte enfatiza-se a necessidade dos elementos libidinais para ocorrer aprendizagem sem opressão, bem como discute-se o conceito e as problemáticas da aprendizagem significativa, na perspectiva atualizada de uma pedagogia da libertação.
Keywords: Conhecimento científico
Educação libertadora
Aprendizagem significativa
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11190
Issue Date: 2009
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Conhecimento, desejo e significado.pdf186,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.