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dc.contributor.authorMogilka, Maurício-
dc.creatorMogilka, Maurício-
dc.date.accessioned2013-05-23T14:14:57Z-
dc.date.available2013-05-23T14:14:57Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.issn1518-0743-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11190-
dc.description.abstractO tema central deste artigo são os processos de aprendizagem em situações educativas, discutidos a partir de reflexões e conceitos de uma pedagogia da libertação, campo teórico e metodológico entendido aqui em um sentido amplo, envolvendo idéias, e um olhar, que se baseia em Paulo Freire, mas também em outros autores, como John Dewey (que influenciou muito a Freire). O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, o objetivo é colocar duas idéias fundamentais para o trabalho libertador, no seu aspecto de aprendizagem: a relatividade de todo conhecimento e as teorias como tentativas de explicação da realidade, e não como verdade. Na segunda parte enfatiza-se a necessidade dos elementos libidinais para ocorrer aprendizagem sem opressão, bem como discute-se o conceito e as problemáticas da aprendizagem significativa, na perspectiva atualizada de uma pedagogia da libertação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.sourcehttp://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/Revista/revista_mest_21.pdfpt_BR
dc.subjectConhecimento científicopt_BR
dc.subjectEducação libertadorapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleConhecimento, desejo e significadopt_BR
dc.title.alternativeLinguagens, Educação e Sociedade: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPIpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubTeresinapt_BR
dc.identifier.numbern. 21pt_BR
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