Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11190
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mogilka, Maurício | - |
dc.creator | Mogilka, Maurício | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-23T14:14:57Z | - |
dc.date.available | 2013-05-23T14:14:57Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.issn | 1518-0743 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11190 | - |
dc.description.abstract | O tema central deste artigo são os processos de aprendizagem em situações educativas, discutidos a partir de reflexões e conceitos de uma pedagogia da libertação, campo teórico e metodológico entendido aqui em um sentido amplo, envolvendo idéias, e um olhar, que se baseia em Paulo Freire, mas também em outros autores, como John Dewey (que influenciou muito a Freire). O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, o objetivo é colocar duas idéias fundamentais para o trabalho libertador, no seu aspecto de aprendizagem: a relatividade de todo conhecimento e as teorias como tentativas de explicação da realidade, e não como verdade. Na segunda parte enfatiza-se a necessidade dos elementos libidinais para ocorrer aprendizagem sem opressão, bem como discute-se o conceito e as problemáticas da aprendizagem significativa, na perspectiva atualizada de uma pedagogia da libertação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.source | http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/Revista/revista_mest_21.pdf | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento científico | pt_BR |
dc.subject | Educação libertadora | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.title | Conhecimento, desejo e significado | pt_BR |
dc.title.alternative | Linguagens, Educação e Sociedade: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Teresina | pt_BR |
dc.identifier.number | n. 21 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Conhecimento, desejo e significado.pdf | 186,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.