Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11182
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : A formação humana no horizonte da integralidade
Otros títulos : Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Autor : Mogilka, Maurício
metadata.dc.creator: Mogilka, Maurício
Resumen : Este artigo intenciona apresentar o tema, o percurso desenvolvido e os resultados de uma pesquisa recentemente concluída. O tema da investigação foram os processos de formação integral do sujeito. Embora os vários paradigmas docentes surgidos no século XX, com orientações teóricas e ideológicas alternativas ao modelo tradicional, defendam ou ao menos sugiram uma educação integral, a estruturação metodológica desta formação tem se mostrado difícil, na teoria e na prática. Será tal dificuldade inerente à prática educativa? Será sempre necessário que uma prática privilegie uma dimensão na formação das crianças (cognitiva, afetiva ou social) em prejuízo das demais? Este é o problema central desta investigação, que foi desenvolvida com os conceitos e reflexões da pedagogia humanista, especialmente o pensamento de Rousseau, Dewey e Rogers.
Palabras clave : Prática educativa
Subjetividade
Formação integral
Educação democrática
Pedagogia humanista
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11182
Fecha de publicación : 2006
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
A formação humana no horizonte da integralidade.pdf209,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.