Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11182
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | A formação humana no horizonte da integralidade |
Otros títulos : | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos |
Autor : | Mogilka, Maurício |
metadata.dc.creator: | Mogilka, Maurício |
Resumen : | Este artigo intenciona apresentar o tema, o percurso desenvolvido e os resultados de uma pesquisa recentemente concluída. O tema da investigação foram os processos de formação integral do sujeito. Embora os vários paradigmas docentes surgidos no século XX, com orientações teóricas e ideológicas alternativas ao modelo tradicional, defendam ou ao menos sugiram uma educação integral, a estruturação metodológica desta formação tem se mostrado difícil, na teoria e na prática. Será tal dificuldade inerente à prática educativa? Será sempre necessário que uma prática privilegie uma dimensão na formação das crianças (cognitiva, afetiva ou social) em prejuízo das demais? Este é o problema central desta investigação, que foi desenvolvida com os conceitos e reflexões da pedagogia humanista, especialmente o pensamento de Rousseau, Dewey e Rogers. |
Palabras clave : | Prática educativa Subjetividade Formação integral Educação democrática Pedagogia humanista |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11182 |
Fecha de publicación : | 2006 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
A formação humana no horizonte da integralidade.pdf | 209,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.