Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11182
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | A formação humana no horizonte da integralidade |
Other Titles: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos |
Authors: | Mogilka, Maurício |
metadata.dc.creator: | Mogilka, Maurício |
Abstract: | Este artigo intenciona apresentar o tema, o percurso desenvolvido e os resultados de uma pesquisa recentemente concluída. O tema da investigação foram os processos de formação integral do sujeito. Embora os vários paradigmas docentes surgidos no século XX, com orientações teóricas e ideológicas alternativas ao modelo tradicional, defendam ou ao menos sugiram uma educação integral, a estruturação metodológica desta formação tem se mostrado difícil, na teoria e na prática. Será tal dificuldade inerente à prática educativa? Será sempre necessário que uma prática privilegie uma dimensão na formação das crianças (cognitiva, afetiva ou social) em prejuízo das demais? Este é o problema central desta investigação, que foi desenvolvida com os conceitos e reflexões da pedagogia humanista, especialmente o pensamento de Rousseau, Dewey e Rogers. |
Keywords: | Prática educativa Subjetividade Formação integral Educação democrática Pedagogia humanista |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11182 |
Issue Date: | 2006 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A formação humana no horizonte da integralidade.pdf | 209,13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.