Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11167
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Acepções de merendeiras sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar em um bairro de Salvador, Bahia
Authors: Tanajura, Indira Menezes Pinto de Castro
metadata.dc.creator: Tanajura, Indira Menezes Pinto de Castro
Abstract: O presente estudo resgata os significados atribuídos por merendeiras do PNAE compreendendo, suas reflexões e práticas de seu trabalho cotidiano na escola. Também, ressalta o papel desempenhado por essas profissionais no oferecimento de uma alimentação escolar de qualidade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa nos espaços das escolas públicas de um bairro de Salvador e para tanto, utilizou-se a observação participante, registros de campo, entrevistas narrativas e pesquisa bibliográfica. São as merendeiras que mais podem oferecer uma prática observacional e crítica dos problemas que cercam os hábitos e a aceitabilidade das refeições dos consumidores escolares. Apesar disso, observou-se que elas não reconhecem o PNAE; não sabem sobre seus objetivos e entendem a merenda como parte das atividades do recreio. As atividades desenvolvidas cotidianamente são extremamente exaustivas, ocorrem em precárias condições estruturais e por isso sentem a indiferença e a desvalorização da comunidade escolar por seu trabalho. Conclui-se que os gestores ao desconhecerem as reflexões das merendeiras sobre seu trabalho no espaço cotidiano da escola, também desconhecem o PNAE. Essa simultaneidade de sentidos representa a falta de entendimento do programa por agentes da escola e por escolares. Isto afeta a noção de direito alimentar dos escolares bem como a produção de hábitos alimentares saudáveis.
Keywords: Alimentação escolar
Análise de narrativas
Significados atribuídosao PNAE
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11167
Issue Date: 21-May-2013
Appears in Collections:Dissertação (PPGANS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Nut_ Indira Tanajura.pdf1,83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.