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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11167
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Freitas, Maria do Carmo Soares de | - |
dc.contributor.author | Tanajura, Indira Menezes Pinto de Castro | - |
dc.creator | Tanajura, Indira Menezes Pinto de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-21T03:29:47Z | - |
dc.date.available | 2013-05-21T03:29:47Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-21 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11167 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo resgata os significados atribuídos por merendeiras do PNAE compreendendo, suas reflexões e práticas de seu trabalho cotidiano na escola. Também, ressalta o papel desempenhado por essas profissionais no oferecimento de uma alimentação escolar de qualidade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa nos espaços das escolas públicas de um bairro de Salvador e para tanto, utilizou-se a observação participante, registros de campo, entrevistas narrativas e pesquisa bibliográfica. São as merendeiras que mais podem oferecer uma prática observacional e crítica dos problemas que cercam os hábitos e a aceitabilidade das refeições dos consumidores escolares. Apesar disso, observou-se que elas não reconhecem o PNAE; não sabem sobre seus objetivos e entendem a merenda como parte das atividades do recreio. As atividades desenvolvidas cotidianamente são extremamente exaustivas, ocorrem em precárias condições estruturais e por isso sentem a indiferença e a desvalorização da comunidade escolar por seu trabalho. Conclui-se que os gestores ao desconhecerem as reflexões das merendeiras sobre seu trabalho no espaço cotidiano da escola, também desconhecem o PNAE. Essa simultaneidade de sentidos representa a falta de entendimento do programa por agentes da escola e por escolares. Isto afeta a noção de direito alimentar dos escolares bem como a produção de hábitos alimentares saudáveis. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Alimentação escolar | pt_BR |
dc.subject | Análise de narrativas | pt_BR |
dc.subject | Significados atribuídosao PNAE | pt_BR |
dc.title | Acepções de merendeiras sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar em um bairro de Salvador, Bahia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGANS) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação_Nut_ Indira Tanajura.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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