Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11154
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | O processo tutorial no método de aprendizagem baseada em problemas (ABP) no curso de medicina da UESB:a compreensão dos estudantes |
Autor : | Prates, Maria Esther Ventin de Oliveira |
metadata.dc.creator: | Prates, Maria Esther Ventin de Oliveira |
Resumen : | Este trabalho relata a compreensão dos estudantes de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), acerca do processo tutorial na metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) também conhecida como Problem-Based Learning (PBL), adotada por esse curso. Para esse fim, foram utilizados os recursos investigativos proporcionados pela pesquisa etnográfica, numa abordagem hermenêutica, com a realização de grupos focais. A análise das expressões manifestadas pelos alunos revelou elementos sobre a compreensão que os mesmos possuem a respeito do processo tutorial nos moldes como atualmente é realizado no Curso de Medicina da UESB. Assim, observou-se as considerações dos estudantes em relação a aspectos da tutoria relacionados ao desempenho dos tutores, à autonomia proporcionada por essa metodologia de ensino e aprendizagem, ao relacionamento entre os próprios alunos e entre tutor e alunos e a aspectos da formação médica, condizentes com as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina, propostas pelo MEC. |
Palabras clave : | Problem-based learning Ensino médico Tutoria Aprendizagem baseada em problemas (ABP) Medicine teaching Tutoral |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11154 |
Fecha de publicación : | 2009 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PGEDU) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Esther Prates.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.