Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Macedo, Roberto Sidnei Alves | - |
dc.contributor.author | Prates, Maria Esther Ventin de Oliveira | - |
dc.creator | Prates, Maria Esther Ventin de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-20T18:15:51Z | - |
dc.date.available | 2013-05-20T18:15:51Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11154 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho relata a compreensão dos estudantes de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), acerca do processo tutorial na metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) também conhecida como Problem-Based Learning (PBL), adotada por esse curso. Para esse fim, foram utilizados os recursos investigativos proporcionados pela pesquisa etnográfica, numa abordagem hermenêutica, com a realização de grupos focais. A análise das expressões manifestadas pelos alunos revelou elementos sobre a compreensão que os mesmos possuem a respeito do processo tutorial nos moldes como atualmente é realizado no Curso de Medicina da UESB. Assim, observou-se as considerações dos estudantes em relação a aspectos da tutoria relacionados ao desempenho dos tutores, à autonomia proporcionada por essa metodologia de ensino e aprendizagem, ao relacionamento entre os próprios alunos e entre tutor e alunos e a aspectos da formação médica, condizentes com as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina, propostas pelo MEC. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Problem-based learning | pt_BR |
dc.subject | Ensino médico | pt_BR |
dc.subject | Tutoria | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas (ABP) | pt_BR |
dc.subject | Medicine teaching | pt_BR |
dc.subject | Tutoral | pt_BR |
dc.title | O processo tutorial no método de aprendizagem baseada em problemas (ABP) no curso de medicina da UESB:a compreensão dos estudantes | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
|