https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11154
Tipo: | Dissertação |
Título: | O processo tutorial no método de aprendizagem baseada em problemas (ABP) no curso de medicina da UESB:a compreensão dos estudantes |
Autor(es): | Prates, Maria Esther Ventin de Oliveira |
Autor(es): | Prates, Maria Esther Ventin de Oliveira |
Abstract: | Este trabalho relata a compreensão dos estudantes de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), acerca do processo tutorial na metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) também conhecida como Problem-Based Learning (PBL), adotada por esse curso. Para esse fim, foram utilizados os recursos investigativos proporcionados pela pesquisa etnográfica, numa abordagem hermenêutica, com a realização de grupos focais. A análise das expressões manifestadas pelos alunos revelou elementos sobre a compreensão que os mesmos possuem a respeito do processo tutorial nos moldes como atualmente é realizado no Curso de Medicina da UESB. Assim, observou-se as considerações dos estudantes em relação a aspectos da tutoria relacionados ao desempenho dos tutores, à autonomia proporcionada por essa metodologia de ensino e aprendizagem, ao relacionamento entre os próprios alunos e entre tutor e alunos e a aspectos da formação médica, condizentes com as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina, propostas pelo MEC. |
Palavras-chave: | Problem-based learning Ensino médico Tutoria Aprendizagem baseada em problemas (ABP) Medicine teaching Tutoral |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11154 |
Data do documento: | 2009 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Esther Prates.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.