Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10564
Tipo: Dissertação
Título: Ambientes computacionais e telemáticos no desenvolvimento de projetos pedagógicos com alunos com paralisia cerebral
Autor(es): Galvão Filho, Teófilo Alves
Autor(es): Galvão Filho, Teófilo Alves
Abstract: Novas realidades e novos paradigmas emergem na sociedade humana, nos dias de hoje. A presença crescente das Tecnologias de Informação e Comunicação aponta para diferentes formas de relacionamento com o conhecimento e sua construção, assim como novas concepções e possibilidades pedagógicas. Uma sociedade mais permeável à diversidade, questiona seus mecanismos de segregação e vislumbra novos caminhos de inclusão social da pessoa com deficiência. Nessa perspectiva, o presente estudo buscou investigar as possibilidades e consequências da conjunção dessas realidades presentes na sociedade atual, pesquisando a utilização de ambientes computacionais e telemáticos por alunos com paralisia cerebral, na elaboração de projetos de trabalho, visando sua aprendizagem, desenvolvimento e inclusão social. Para isso, a abordagem escolhida foi o Estudo de Caso, envolvendo quatro alunos com paralisia cerebral, no qual foi estudado o processo de construção e publicação na Internet de suas homepages pessoais, com maior atenção para os aprendizados ocorridos, para as interações verificadas e para os passos percorridos em direção a uma Cultura Telemática. Nesse sentido, o estudo fundamentou-se nos princípios da teoria psicogenética de Piaget e na preocupação e atenção com a realidade sócio-histórico-cultural, presente nas idéias de Vygotsky e Paulo Freire. Os resultados apontaram para um perceptível crescimento da motivação e da auto-estima dos alunos, para o progresso no aperfeiçoamento da lecto-escrita, para novas interações e amizades construídas, e para a incorporação das possibilidades e recursos telemáticos no repertório corriqueiro de interações e aprendizados desses alunos. Tudo isso, confirmando a possibilidade de novos caminhos e concepções pedagógicas, intermediados por ambientes telemáticos, que favoreçam o aprendizado e a inclusão social de alunos com paralisia cerebral. Além de apontar para futuros estudos, que investiguem o trabalho com alunos não alfabetizados, e, também, a relação entre Tecnologias Assistivas e as compensações ocorridas no desenvolvimento e aprendizado de pessoas com deficiência.
Palavras-chave: Informática na educação especial
Alunos com deficiência
Paralisia cerebral
Projetos pedagógicos
Computation in special education
Cerebral paralysis
Pedagogical projects
Students with disability
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10564
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao _Teofilo Galvao Filho.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.