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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10564
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Miranda, Theresinha Guimarães | - |
dc.contributor.author | Galvão Filho, Teófilo Alves | - |
dc.creator | Galvão Filho, Teófilo Alves | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-08T13:16:13Z | - |
dc.date.available | 2013-05-08T13:16:13Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10564 | - |
dc.description | 178f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Novas realidades e novos paradigmas emergem na sociedade humana, nos dias de hoje. A presença crescente das Tecnologias de Informação e Comunicação aponta para diferentes formas de relacionamento com o conhecimento e sua construção, assim como novas concepções e possibilidades pedagógicas. Uma sociedade mais permeável à diversidade, questiona seus mecanismos de segregação e vislumbra novos caminhos de inclusão social da pessoa com deficiência. Nessa perspectiva, o presente estudo buscou investigar as possibilidades e consequências da conjunção dessas realidades presentes na sociedade atual, pesquisando a utilização de ambientes computacionais e telemáticos por alunos com paralisia cerebral, na elaboração de projetos de trabalho, visando sua aprendizagem, desenvolvimento e inclusão social. Para isso, a abordagem escolhida foi o Estudo de Caso, envolvendo quatro alunos com paralisia cerebral, no qual foi estudado o processo de construção e publicação na Internet de suas homepages pessoais, com maior atenção para os aprendizados ocorridos, para as interações verificadas e para os passos percorridos em direção a uma Cultura Telemática. Nesse sentido, o estudo fundamentou-se nos princípios da teoria psicogenética de Piaget e na preocupação e atenção com a realidade sócio-histórico-cultural, presente nas idéias de Vygotsky e Paulo Freire. Os resultados apontaram para um perceptível crescimento da motivação e da auto-estima dos alunos, para o progresso no aperfeiçoamento da lecto-escrita, para novas interações e amizades construídas, e para a incorporação das possibilidades e recursos telemáticos no repertório corriqueiro de interações e aprendizados desses alunos. Tudo isso, confirmando a possibilidade de novos caminhos e concepções pedagógicas, intermediados por ambientes telemáticos, que favoreçam o aprendizado e a inclusão social de alunos com paralisia cerebral. Além de apontar para futuros estudos, que investiguem o trabalho com alunos não alfabetizados, e, também, a relação entre Tecnologias Assistivas e as compensações ocorridas no desenvolvimento e aprendizado de pessoas com deficiência. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Informática na educação especial | pt_BR |
dc.subject | Alunos com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Paralisia cerebral | pt_BR |
dc.subject | Projetos pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Computation in special education | pt_BR |
dc.subject | Cerebral paralysis | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical projects | pt_BR |
dc.subject | Students with disability | pt_BR |
dc.title | Ambientes computacionais e telemáticos no desenvolvimento de projetos pedagógicos com alunos com paralisia cerebral | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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