Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10551
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Corporeidade, educação infantil e formação docente
Authors: Montano, Vera Regina Rozendo
metadata.dc.creator: Montano, Vera Regina Rozendo
Abstract: Esta Dissertação de mestrado se propõe a contribuir para a elucidação de como a qualidade da prática docente na Educação Infantil está na dependência do domínio das experiências psicocorporais por parte do educador, uma vez que é da sua responsabilidade a organização do meio pedagógico propício à aprendizagem e ao desenvolvimento da criança. Compreender, vivenciar e dominar sua corporeidade, por parte do educador contribui para a organização das estruturas psicocorporais em desenvolvimento na criança. Re-significar a vivência corporal, por parte do educador infantil, o capacita para uma prática estruturante de si mesmo e , conseqüentemente, da criança no que se refere ao desenvolvimento de suas estruturas psicocorporais. As teorias sobre a corporeidade e o psiquismo, que embasam este estudo, provêm da Psicossomática, da Psicomotricidade, da Psicomotricidade Relacional, da Bioenergética, da Ludicidade, aplicadas à Educação Infantil. Esta Dissertação propõe que na formação do educador, principalmente do educador infantil, sejam incluídas vivências que o capacitem a melhor conhecer sua corporeidade e a disponibilizá-la na relação pedagógica com as crianças, seus educandos.
Keywords: Professores - formação
Corporeidade
Ludicidade
Psicomotricidade
Bioenergética
Educação infantil
Corporeity
Ludicrousness
Psycho
Motion analysis
Children’s education
Bioenergetics
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10551
Issue Date: 2007
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Vera Montano.pdf610,81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.