Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10504
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Tecendo subjetividades: a formação profissional de alunas no curso de serviço social
Autor : Franco, Simone Tereza Teixeira da Costa e Silva
metadata.dc.creator: Franco, Simone Tereza Teixeira da Costa e Silva
Resumen : A presente pesquisa teve como objetivo analisar a transformação provocada na subjetividade de mulheres pelo Curso de Serviço Social da Universidade Católica de Salvador, ingressas no período de 1996 a 1999, no que se refere à identidade profissional e de gênero e às concepções de realidade e cidadania. Neste sentido, buscamos investigar como as alunas viram sua formação profissional, especialmente se elas perceberam que a orientação dada pela Escola assegurou a sua estruturação teórica-técnica e emocional. Para tanto, adotamos como estratégia metodológica de investigação o Estudo de Caso, utilizando um questionário e seis Oficinas, embasadas por uma metodologia de grupo, o Sociodrama. Na análise dos dados constatamos que, embora o exercício da profissão mobilize forte carga emocional nas alunas, o Curso de Serviço Social da UCSAL vem privilegiando os aspectos teóricos e técnicos da aprendizagem do papel profissional, em detrimento dos seus conteúdos emocionais. Mesmo assim, a formação caminha satisfatoriamente para a construção subjetiva de identidades profissionais autônomas com uma total transformação nas concepções de realidade, cidadania e gênero das discentes entrevistadas.
Palabras clave : Teoria do conhecimento
Serviço social
Educação feminina
Ensino profissional
Mulheres
Subjetividade
Social service course
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10504
Fecha de publicación : 2003
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Simone Franco_ Dissertacao.pdf639,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.