Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10504
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Tecendo subjetividades: a formação profissional de alunas no curso de serviço social
Authors: Franco, Simone Tereza Teixeira da Costa e Silva
metadata.dc.creator: Franco, Simone Tereza Teixeira da Costa e Silva
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a transformação provocada na subjetividade de mulheres pelo Curso de Serviço Social da Universidade Católica de Salvador, ingressas no período de 1996 a 1999, no que se refere à identidade profissional e de gênero e às concepções de realidade e cidadania. Neste sentido, buscamos investigar como as alunas viram sua formação profissional, especialmente se elas perceberam que a orientação dada pela Escola assegurou a sua estruturação teórica-técnica e emocional. Para tanto, adotamos como estratégia metodológica de investigação o Estudo de Caso, utilizando um questionário e seis Oficinas, embasadas por uma metodologia de grupo, o Sociodrama. Na análise dos dados constatamos que, embora o exercício da profissão mobilize forte carga emocional nas alunas, o Curso de Serviço Social da UCSAL vem privilegiando os aspectos teóricos e técnicos da aprendizagem do papel profissional, em detrimento dos seus conteúdos emocionais. Mesmo assim, a formação caminha satisfatoriamente para a construção subjetiva de identidades profissionais autônomas com uma total transformação nas concepções de realidade, cidadania e gênero das discentes entrevistadas.
Keywords: Teoria do conhecimento
Serviço social
Educação feminina
Ensino profissional
Mulheres
Subjetividade
Social service course
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10504
Issue Date: 2003
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Simone Franco_ Dissertacao.pdf639,4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.