Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10453
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : O pensar e o conhecer na investigação pedagógica
Autor : Mogilka, Maurício
metadata.dc.creator: Mogilka, Maurício
Resumen : O tema central deste artigo são os processos de aprendizagem em situações educativas, discutidos a partir de reflexões e conceitos de uma pedagogia da libertação, campo teórico e metodológico entendido aqui em um sentido amplo, envolvendo idéias, e um olhar, que se baseia em Paulo Freire, mas também em outros autores, como John Dewey (que influenciou muito a Freire). O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, o objetivo é analisar inicialmente o próprio discurso e a própria racionalidade que tenta entender a construção do saber nas situações educativas fora da universidade, isto é, o pensar científico nas faculdades de educação. Em seguida, o artigo procura demonstrar como o conhecimento e mesmo o pensar ocorrem em experiências acionais, não se constituindo em fenômenos puramente intelectuais, soberanos e transcendentes à experiência social.
Palabras clave : pensamento; conhecimento; pragmatismo; educação libertadora
Editorial : Revista da FACED - UFBA
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10453
Fecha de publicación : 2010
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
O pensar e o conhecer.pdf191,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.