Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10453
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | O pensar e o conhecer na investigação pedagógica |
Autor : | Mogilka, Maurício |
metadata.dc.creator: | Mogilka, Maurício |
Resumen : | O tema central deste artigo são os processos de aprendizagem em situações educativas, discutidos a partir de reflexões e conceitos de uma pedagogia da libertação, campo teórico e metodológico entendido aqui em um sentido amplo, envolvendo idéias, e um olhar, que se baseia em Paulo Freire, mas também em outros autores, como John Dewey (que influenciou muito a Freire). O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, o objetivo é analisar inicialmente o próprio discurso e a própria racionalidade que tenta entender a construção do saber nas situações educativas fora da universidade, isto é, o pensar científico nas faculdades de educação. Em seguida, o artigo procura demonstrar como o conhecimento e mesmo o pensar ocorrem em experiências acionais, não se constituindo em fenômenos puramente intelectuais, soberanos e transcendentes à experiência social. |
Palabras clave : | pensamento; conhecimento; pragmatismo; educação libertadora |
Editorial : | Revista da FACED - UFBA |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10453 |
Fecha de publicación : | 2010 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
O pensar e o conhecer.pdf | 191,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.