Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10453
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: O pensar e o conhecer na investigação pedagógica
Authors: Mogilka, Maurício
metadata.dc.creator: Mogilka, Maurício
Abstract: O tema central deste artigo são os processos de aprendizagem em situações educativas, discutidos a partir de reflexões e conceitos de uma pedagogia da libertação, campo teórico e metodológico entendido aqui em um sentido amplo, envolvendo idéias, e um olhar, que se baseia em Paulo Freire, mas também em outros autores, como John Dewey (que influenciou muito a Freire). O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, o objetivo é analisar inicialmente o próprio discurso e a própria racionalidade que tenta entender a construção do saber nas situações educativas fora da universidade, isto é, o pensar científico nas faculdades de educação. Em seguida, o artigo procura demonstrar como o conhecimento e mesmo o pensar ocorrem em experiências acionais, não se constituindo em fenômenos puramente intelectuais, soberanos e transcendentes à experiência social.
Keywords: pensamento; conhecimento; pragmatismo; educação libertadora
Publisher: Revista da FACED - UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10453
Issue Date: 2010
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O pensar e o conhecer.pdf191,06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.