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dc.contributor.authorMogilka, Maurício-
dc.creatorMogilka, Maurício-
dc.date.accessioned2013-05-07T12:12:06Z-
dc.date.available2013-05-07T12:12:06Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10453-
dc.description.abstractO tema central deste artigo são os processos de aprendizagem em situações educativas, discutidos a partir de reflexões e conceitos de uma pedagogia da libertação, campo teórico e metodológico entendido aqui em um sentido amplo, envolvendo idéias, e um olhar, que se baseia em Paulo Freire, mas também em outros autores, como John Dewey (que influenciou muito a Freire). O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, o objetivo é analisar inicialmente o próprio discurso e a própria racionalidade que tenta entender a construção do saber nas situações educativas fora da universidade, isto é, o pensar científico nas faculdades de educação. Em seguida, o artigo procura demonstrar como o conhecimento e mesmo o pensar ocorrem em experiências acionais, não se constituindo em fenômenos puramente intelectuais, soberanos e transcendentes à experiência social.pt_BR
dc.publisherRevista da FACED - UFBApt_BR
dc.subjectpensamento; conhecimento; pragmatismo; educação libertadorapt_BR
dc.titleO pensar e o conhecer na investigação pedagógicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.numbern. 18pt_BR
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