Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10258
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Currículo e formação docente: uma análise da articulação dos saberes na prática pedagógica do professor da educação infantil |
Authors: | Lemos, Elson de Souza |
metadata.dc.creator: | Lemos, Elson de Souza |
Abstract: | Esta pesquisa tem por objetivo colaborar na construção do conhecimento sobre o currículo dos cursos de formação do professor da educação infantil, fazendo uma análise da articulação dos seus saberes com a práxis pedagógica do educador de criança. Essa análise teve como fundamento um olhar multirreferencial sobre a temática em questão tendo em vista que esse estudo, de natureza qualitativa, considerou, no seu referencial metodológico, a dimensão dialética da educação e os aspectos fenomenológicos no seu procedimento estratégico. Verificou-se com essa pesquisa que esses saberes encontram-se no cenário do cotidiano pedagógico, desarticulados e fragmentados e que a formação de professores tem se constituído como tenra linha condutora na articulação de seus saberes com a experiência da prática pedagógica dos professores da educação infantil. Essa articulação implica no estabelecimento consciente e intencional da inter-relação de saberes que dão suporte à formação com saberes vivenciados na realidade escolar, pois assim se estará contribuindo na construção do perfil do docente da educação infantil. Verificou-se que para a-con-tecer essa articulação faz-se necessário uma experiência solidária que supere a mera justaposição de disciplinas que constituem as propostas curriculares dos cursos de formação do professor. Abaliza-se como possibilidade o currículo inspirado na complexidade e na multireferencialidade, no respeite a diversidade e na instrumentalização docente para enfrentar as incertezas e trabalhar a criatividade de maneira dinâmica e revolucionária, portanto não poupando ousadia no ato transgressor do seu ser-sendo, na medida em que se revela como ação intencional, consciente, enquanto, práxis pedagógica construtora da autonomia. |
Keywords: | Saberes curriculares Formação de professores Prática educativa To know curricular Formation of teachers Educational practice |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10258 |
Issue Date: | 2008 |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Elson Lemos.pdf | 732,21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.