Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10258
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria Inez da Silva de Souza-
dc.contributor.advisorMororó, Leila Pio-
dc.contributor.authorLemos, Elson de Souza-
dc.creatorLemos, Elson de Souza-
dc.date.accessioned2013-05-03T18:33:15Z-
dc.date.available2013-05-03T18:33:15Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10258-
dc.description148f.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo colaborar na construção do conhecimento sobre o currículo dos cursos de formação do professor da educação infantil, fazendo uma análise da articulação dos seus saberes com a práxis pedagógica do educador de criança. Essa análise teve como fundamento um olhar multirreferencial sobre a temática em questão tendo em vista que esse estudo, de natureza qualitativa, considerou, no seu referencial metodológico, a dimensão dialética da educação e os aspectos fenomenológicos no seu procedimento estratégico. Verificou-se com essa pesquisa que esses saberes encontram-se no cenário do cotidiano pedagógico, desarticulados e fragmentados e que a formação de professores tem se constituído como tenra linha condutora na articulação de seus saberes com a experiência da prática pedagógica dos professores da educação infantil. Essa articulação implica no estabelecimento consciente e intencional da inter-relação de saberes que dão suporte à formação com saberes vivenciados na realidade escolar, pois assim se estará contribuindo na construção do perfil do docente da educação infantil. Verificou-se que para a-con-tecer essa articulação faz-se necessário uma experiência solidária que supere a mera justaposição de disciplinas que constituem as propostas curriculares dos cursos de formação do professor. Abaliza-se como possibilidade o currículo inspirado na complexidade e na multireferencialidade, no respeite a diversidade e na instrumentalização docente para enfrentar as incertezas e trabalhar a criatividade de maneira dinâmica e revolucionária, portanto não poupando ousadia no ato transgressor do seu ser-sendo, na medida em que se revela como ação intencional, consciente, enquanto, práxis pedagógica construtora da autonomia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSaberes curricularespt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática educativapt_BR
dc.subjectTo know curricularpt_BR
dc.subjectFormation of teacherspt_BR
dc.subjectEducational practicept_BR
dc.titleCurrículo e formação docente: uma análise da articulação dos saberes na prática pedagógica do professor da educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Elson Lemos.pdf732,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.