Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10196
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Lazer, trabalho e educação: pressupostos ontológicos dos estudos do lazer no Brasil |
Autor : | Sá, Kátia Oliver de |
metadata.dc.creator: | Sá, Kátia Oliver de |
Resumen : | Este estudo investiga as relações e determinações entre trabalho ? lazer - educação, partindo da análise da produção científica publicada nos últimos três anos. Busca discutir os nexos e as contradições evidentes nas concepções de sociedade e projeto histórico, subjacentes nos estudos teóricos sobre lazer, no Brasil. Integra a Linha de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Esportes e Lazer (LEPEL), da Faculdade de educação, da Universidade Federal da Bahia, cujo foco são as problemáticas significativas que envolvem a formação de professores, a produção de conhecimento, a prática pedagógica e as políticas educacionais. Tem como objetivos levantar na literatura diferentes abordagens sobre as categorias que estabelecem nexos e contradições entre lazer, trabalho, educação e formação de professores; reconhecer o que vem sendo discutido sobre formação de professores no Brasil, na última década, para localizar, no contexto dessa discussão, os interesses delimitados que convergem para o não-confronto dos trabalhadores com as novas características do processo produtivo alienante, situando análises sobre a formação do trabalhador de lazer, a partir da formação do professor de Educação Física; e ainda, discutir os pressupostos ontológicos, a partir da concepção de sociedade e de projeto histórico, que vêm se configurando na produção do conhecimento do lazer, produzida no Brasil. A conclusão da pesquisa evidencia que: a) em sociedade de classes, estruturada a partir da exploração do trabalho humano e onde essas classes se confrontam, o lazer assume, hegemonicamente, a característica de lazer alienado; b) na perspectiva de manutenção da reificação da consciência dos trabalhadores, a formação de professores de Educação Física corrabora com o processo de alienação na organização do trabalho e do lazer; c) os pressupostos referentes à concepção de sociedade e projeto histórico desconsideram a caracterização e os nexos que contraditoriamente não estabelecem com radicalidade, as referências sobre projeto histórico superador do capitalismo, comprometendo assim a perspectiva teleológica ? o vir a ser ? no processo de formação humana. Com isso, indica-se um desafio para a produção do conhecimento sobre lazer na formação de professores, o que significa fazê-lo com base na possibilidade histórica, além do capital. |
Palabras clave : | Formation of professors Leisure and education Work and education Alienation in the leisure Lazer e educação Formação de professores Trabalho e educação Alienação no lazer |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10196 |
Fecha de publicación : | 2003 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PGEDU) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Katia de Sa.pdf | 574,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.