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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10196
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Taffarel, Celi Nelza Zulke | - |
dc.contributor.author | Sá, Kátia Oliver de | - |
dc.creator | Sá, Kátia Oliver de | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-30T20:05:54Z | - |
dc.date.available | 2013-04-30T20:05:54Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10196 | - |
dc.description | 147 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo investiga as relações e determinações entre trabalho ? lazer - educação, partindo da análise da produção científica publicada nos últimos três anos. Busca discutir os nexos e as contradições evidentes nas concepções de sociedade e projeto histórico, subjacentes nos estudos teóricos sobre lazer, no Brasil. Integra a Linha de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Esportes e Lazer (LEPEL), da Faculdade de educação, da Universidade Federal da Bahia, cujo foco são as problemáticas significativas que envolvem a formação de professores, a produção de conhecimento, a prática pedagógica e as políticas educacionais. Tem como objetivos levantar na literatura diferentes abordagens sobre as categorias que estabelecem nexos e contradições entre lazer, trabalho, educação e formação de professores; reconhecer o que vem sendo discutido sobre formação de professores no Brasil, na última década, para localizar, no contexto dessa discussão, os interesses delimitados que convergem para o não-confronto dos trabalhadores com as novas características do processo produtivo alienante, situando análises sobre a formação do trabalhador de lazer, a partir da formação do professor de Educação Física; e ainda, discutir os pressupostos ontológicos, a partir da concepção de sociedade e de projeto histórico, que vêm se configurando na produção do conhecimento do lazer, produzida no Brasil. A conclusão da pesquisa evidencia que: a) em sociedade de classes, estruturada a partir da exploração do trabalho humano e onde essas classes se confrontam, o lazer assume, hegemonicamente, a característica de lazer alienado; b) na perspectiva de manutenção da reificação da consciência dos trabalhadores, a formação de professores de Educação Física corrabora com o processo de alienação na organização do trabalho e do lazer; c) os pressupostos referentes à concepção de sociedade e projeto histórico desconsideram a caracterização e os nexos que contraditoriamente não estabelecem com radicalidade, as referências sobre projeto histórico superador do capitalismo, comprometendo assim a perspectiva teleológica ? o vir a ser ? no processo de formação humana. Com isso, indica-se um desafio para a produção do conhecimento sobre lazer na formação de professores, o que significa fazê-lo com base na possibilidade histórica, além do capital. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Formation of professors | pt_BR |
dc.subject | Leisure and education | pt_BR |
dc.subject | Work and education | pt_BR |
dc.subject | Alienation in the leisure | pt_BR |
dc.subject | Lazer e educação | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Trabalho e educação | pt_BR |
dc.subject | Alienação no lazer | pt_BR |
dc.title | Lazer, trabalho e educação: pressupostos ontológicos dos estudos do lazer no Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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