Repositorio Dspace

Dançar a quadrilha no luar: uma didática-ação com o grupo cultural Luar do São João

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Rodrigues, Felipe de Sousa Nascimento
dc.date.accessioned 2025-11-10T16:56:00Z
dc.date.available 2025-11-10T16:56:00Z
dc.date.issued 2025-04-11
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43436
dc.description.abstract This research, conducted within the Professional Master's Program in Dance at the School of Dance of the Federal University of Bahia (UFBA), explores the cultural group “Luar do São João,” which performs stylized quadrilha and was founded in 2012 in the Mocambinho neighborhood, a peripheral area of Teresina, Piauí. The study aimed to develop a didactic-action—a shared pedagogical approach designed to foster emancipation through dance, supporting personal, creative, sociocultural, and professional development. Participation in quadrilha groups is a process of socialization that demands dedication, time, availability, and above all, respect. The main methodological and theoretical framework is action research (Thiollent, 1986). The didactic-action is presented in textual format with links to images and documents everyday rehearsal practices, from preparation to performance. Key references include the Laban Dictionary (Rengel, 2015), which addresses bodily actions and movement in stylized quadrilha, along with works by Nascimento (2013), Paula (2020), and Menezes Neto (2008). Beyond teaching procedures, the research emphasizes critical reflection and reasoning in the learning of stylized dance. It also highlights how the existence of such cultural groups helps reduce the criminalization of people living in vulnerable conditions within society. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Dança pt_BR
dc.subject Didática-ação pt_BR
dc.subject Quadrilha junina pt_BR
dc.subject Grupo cultural Luar do São João pt_BR
dc.subject Dança - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Dança - Aspectos sociais pt_BR
dc.subject Danças folclóricas - Tere sina (PI) pt_BR
dc.subject Quadrilha (Dança) - Teresina (PI) pt_BR
dc.subject Grupo Cultural Luar do São João (Teresina, PI) pt_BR
dc.subject.other Dance pt_BR
dc.subject.other Didactics-action pt_BR
dc.subject.other June square dance pt_BR
dc.subject.other Luar do São João cultural group pt_BR
dc.subject.other Dance - Study and teaching pt_BR
dc.subject.other Dance - Social Aspects pt_BR
dc.subject.other Folk dances - Tere sina (PI) pt_BR
dc.subject.other Quadrilha (Dance) - Teresina (PI) pt_BR
dc.subject.other Luar do São João Cultural Group (Teresina, PI) pt_BR
dc.title Dançar a quadrilha no luar: uma didática-ação com o grupo cultural Luar do São João pt_BR
dc.title.alternative Dancing the quadrille under the moonlight: a didactic-action with the Luar do São João cultural group. pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN) pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN) pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA pt_BR
dc.contributor.advisor1 Rengel, Lenira Peral
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0520517205232499 pt_BR
dc.contributor.referee1 Rengel, Lenira Peral
dc.contributor.referee2 Misi, Mirella de Medeiros
dc.contributor.referee3 Feitoza, Jonas Karlos de Souza
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5201282369628817 pt_BR
dc.description.resumo A pesquisa desenvolvida no âmbito do curso de Mestrado Profissional em Dança, da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), trata do grupo cultural Luar do São João que dança quadrilha estilizada, fundado em 2012, do bairro Mocambinho, periferia de Teresina/PI. O objetivo foi o de criar uma didática-ação, ou seja, uma didática compartilhada, a fim de fomentar as pessoas a se emancipem com a dança, ajudando-as na construção pessoal, criativa, sociocultural e profissional. A participação em grupos juninos é um trabalho de socialização que requer dedicação, tempo, disponibilidade e principalmente respeito. O principal viés metodológico e referencial do trabalho é a “pesquisa-ação” (Thiollent, 1986). A didática-ação é o produto apresentado em modo textual e traz os procedimentos cotidianos do processo de ensaios de uma quadrilha junina, desde o preparo até o espetáculo. Ainda como principais referências bibliográficas para este estudo, trago o Dicionário Laban (Rengel, 2015), que se relaciona às ações corporais e ao movimento da quadrilha junina, e o trabalho de Nascimento (2013). Como resultado, para além dos procedimentos de uma didática, estão presentes a reflexão e a razão implicadas no aprendizado da dança estilizada. Possível, também, notar que a existência de grupos como esse contribuem para a diminuição da criminalização de pessoas que vivem em situações vulneráveis dentro da sociedade. pt_BR
dc.publisher.department Escola de Dança pt_BR
dc.type.other Material Didático e Instrucional pt_BR
dc.type.degree Mestrado Profissional pt_BR
dc.type.production Técnica pt_BR
dc.type.production-subtype DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem