DSpace/Manakin Repository

Velhicidade apresenta: dialogismo e práticas teatrais anti idadistas

Mostrar registro simples

dc.creator Sanches, Maria Jade Pohl
dc.date.accessioned 2025-10-09T20:20:50Z
dc.date.available 2025-10-09T20:20:50Z
dc.date.issued 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43185
dc.description.abstract This study presents an investigation into ageism, a phenomenon that discriminates based on age and compromises the physical and mental health of older adults. It was inspired by the Ageism Observatory, a study and extension group from UFBA/UFU that explores recurring themes of aging in the pursuit of combating age-related prejudice. The main objective was to promote reflection and challenge stereotypes among elderly women from the Velhicidade group in Mata Escura (Salvador) through conversation circles and collective theatrical practices, grounded in the author's personal and professional journey and previous affective and artistic experiences. A qualitative approach was adopted, in the form of a case study and experiential report involving 23 participants, with 10 workshop sessions based on Augusto Boal’s Theatre of the Oppressed, conducted dialogically through the theoretical principles of Bakhtin’s Circle and Boal's methodology. In the discussion, written accounts from interactions with the participants were analyzed and organized into emerging thematic axes, revealing how initially painful memories were reinvented as creative celebrations, generating new meanings of belonging, self-care, and strengthened community bonds. Finally, it is concluded that the dialogue between Augusto Boal (1975) and Bakhtin (1992) proved to be a powerful theoretical foundation, and that the lived experience reported demonstrates the transformative power of theatrical practices in promoting healthy aging and valuing life stories, challenging stereotypical perceptions and expanding spaces for empowerment. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Idadismo pt_BR
dc.subject Envelhecimento pt_BR
dc.subject Teatro do oprimido pt_BR
dc.subject Mulheres Idosas pt_BR
dc.subject Dialogismo pt_BR
dc.subject.other Ageism pt_BR
dc.subject.other Aging pt_BR
dc.subject.other Theatre of the oppressed pt_BR
dc.subject.other Older Women pt_BR
dc.subject.other Dialogism pt_BR
dc.title Velhicidade apresenta: dialogismo e práticas teatrais anti idadistas pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)  pt_BR
dc.publisher.initials UFBA pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS pt_BR
dc.contributor.advisor1 Oliveira, Marcus Vinicius Borges
dc.contributor.referee1 Cruz, Thalita Cristina Souza
dc.contributor.referee2 Abib, Pedro Rodolpho Jungers
dc.contributor.referee3 Oliveira, Marcus Vinicius Borges
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7821075563321804 pt_BR
dc.description.resumo Este estudo apresenta investigação sobre o Idadismo, fenômeno que discrimina por idade e compromete a saúde física e mental de pessoas idosas, tendo sido inspirado pelo Observatório do Idadismo, grupo de estudos e extensão da UFBA/UFU que investiga temas recorrentes do envelhecimento na busca por combater o preconceito etário. O objetivo principal consistiu em promover reflexão e combater estereótipos entre mulheres idosas do grupo Velhicidade, em Mata Escura (Salvador), por meio de rodas de conversa e práticas teatrais coletivas, a partir da trajetória pessoal e profissional da autora com base em experiências afetivas e artísticas anteriores. Adotou-se uma abordagem qualitativa, em formato de estudo de caso e relato de experiência com 23 participantes, conduzindo 10 encontros de oficinas de Teatro do Oprimido sustentadas dialogicamente a partir de princípios teóricos do Círculo de Bakhtin e do Teatro do Oprimido de Augusto Boal (1975). Na discussão, integraram-se os relatos escritos a partir da convivência com as participantes, organizados por eixos temáticos emergentes que evidenciam como lembranças inicialmente dolorosas foram reinventadas em celebrações criativas, suscitando novos sentidos de pertencimento, autocuidado e fortalecimento dos vínculos comunitários. Por fim, conclui-se que o diálogo entre Augusto Boal (1975) e Bakhtin (1992) mostrou-se como um pilar teórico potente e que a vivência relatada demonstra a potência das práticas teatrais na promoção do envelhecimento saudável e valorização das histórias de vida, deslocando percepções estereotipadas e ampliando espaços de empoderamento. pt_BR
dc.publisher.department Faculdade de Educação pt_BR
dc.type.degree Mestrado Acadêmico pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples